A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta sexta-feira (29) a Operação Nix, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes como pedofilia, estupros virtuais e indução ao suicídio e automutilação de menores. A ação, conduzida pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), é a primeira do recém-criado Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD), e ocorre em cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.
Resultados da Operação
Durante a operação, foram cumpridos:
- Dois mandados de prisão temporária;
- Quatro apreensões de adolescentes;
- 10 mandados de busca e apreensão.
Em São Paulo, um adolescente de Descalvado, apontado como líder do grupo investigado, foi apreendido. O outro líder foi capturado em Pernambuco, junto com o pai, responsável por contas bancárias usadas para movimentar dinheiro oriundo da venda de pornografia infantil. Outras apreensões ocorreram em Minas Gerais e no Distrito Federal.
Os envolvidos também são suspeitos de planejar ataques a escolas e integrar grupos que promovem crimes como troféus, incentivando competições entre si para ver quem comete mais atrocidades.
Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD)
O NOAD foi oficialmente instituído nesta sexta-feira, com publicação no Diário Oficial do Estado. O grupo, composto por integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, monitora redes sociais, fóruns e plataformas como Telegram e Discord, identificando criminosos que agem no ambiente virtual.
Após a coleta de dados, o núcleo elabora relatórios que embasam operações policiais, visando combater crimes organizados, aliciamento de menores e planejamentos de ataques.
Declarações
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, enfatizou a complexidade de combater crimes digitais:
“Esses criminosos não agem em pontos físicos conhecidos, mas levam vidas aparentemente normais, cometendo terríveis crimes na internet. A criação do NOAD é essencial para enfrentar essa nova realidade.”
Derrite também destacou o impacto das investigações:
“Conseguimos reunir provas suficientes para enquadrar os suspeitos como integrantes de uma organização criminosa. O objetivo é mostrar que a internet não é um espaço de impunidade.”
A operação representa um marco no combate aos crimes virtuais no Brasil, reforçando a vigilância contra criminosos que utilizam o ambiente digital para práticas ilícitas e devastadoras.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.