Aguarde...

cotidiano

Canil de Ibaté está com atendimento normalizado

Durante pandemia, número de adoções de animais no Centro de Controle de Zoonoses do município caiu e quantidade de animais abandonados aumentou.

| ACidadeON/São Carlos

Veterinária responsável pelo Canil de Ibaté, Claudia Roberta Boschilia: número de animais para adoção aumentou desde o início da pandemia. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté
 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) "João Trevizan" - Canil e Gatil Municipal de Ibaté - está com seu atendimento normalizado após período de restrições mais severas devido à pandemia do novo Coronavírus. Apesar do atendimento emergencial não ter parado no Canil, as consultas em geral já estão normalizadas de segunda a sexta-feira, às 13h às 17h.  

A veterinária responsável pelo CCZ, Claudia Roberta Boschilia, lembrou que o atendimento é feito por ordem de chegada e seguindo as recomendações sanitárias, sem aglomerações e com o uso obrigatório de máscara para os donos. "As cirurgias, que acontecem no período da manhã, devem ser marcadas com antecedência. Porém, para as consultas que acontecem a tarde, os interessados serão atendidos por ordem de chegada. As senhas começam a ser distribuídas às 12h".  

Além das cirurgias de castração, a equipe do CCZ faz, em média, 15 atendimentos por dia de cachorros, gatos, roedores e aves em geral, para consultas e vacinação. "Lembramos que o Canil oferece a vacina contra raiva, que deve ser aplicada anualmente em cães e gatos. Então, se seu animalzinho ainda não foi vacinado neste ano é necessário imunizá-lo.  

Além de proteger o animal, a vacina evita as zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas para os humanos", recomendou a veterinária.   

Animal recebe medicação no Canil Municipal de Ibaté: atendimento é feito por ordem de chegada, sem aglomerações e com o uso obrigatório de máscara para os donos. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté

Adoções  

Claudia Boschilia explicou que desde o início da pandemia o número de adoções de animais no Canil de Ibaté caiu muito, além da quantidade de animais abandonados aumentar. "Por um lado as pessoas ficaram receosas em adotar e por outro muitas famílias tiveram que deixar seus animais de estimação por causa da situação financeira. Tivemos esses dois agravantes o que fez aumentar a quantidade de animais disponíveis para adoção".  

Hoje o CCZ de Ibaté tem 35 cachorros adultos, de pequeno, médio e grande porte, e 12 gatos adultos para adoção. "Normalmente temos uma média de 15 cães para serem adotados. O número aumentou mais que o dobro! Todos estão castrados, vermifugados e com vacinação de raiva anual em dia e esperando que agora possam ganhar um novo lar". Os interessados em fazer uma adoção podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) "João Trevizan" de Ibaté pelo telefone 16 3343-7031.

Mais do ACidade ON