Uma das principais obras de contenção de enchentes na região da Lagoa Serena, o reservatório da rua Itália, na Vila Prado teve ordem de serviço emitida nesta quarta-feira (1º). O documento foi assinado pelo prefeito Airton Garcia (PSL) e dá início oficial ao empreendimento.
A obra foi licitada e o investimento será de R$ 2.59 mil com recursos do próprio município. O piscinão da Travessa 8 vai terá 222 metros de comprimento, 45 metros de largura e 4,2 metros de profundidade. A capacidade de retenção vai chegar a 45.000 m³ de águas pluviais.
O secretário de Obras Públicas, João Muller, disse que o local acumula boa parte da água da Vila Prado e da Vila Pelicano. Parte dessa água cai em forma de cachoeira pelo paredão da rua Joaquim de Evangelista de Toledo e pelo pontilhão da Travessa 8.
“O projeto prevê que o piscinão acumule o excesso da água da chuva captada nesses locais, evitando que chegue no bairro Lagoa Serena, aliviando também, o volume de água no centro da cidade por meio do córrego do Simeão”, explica o secretário.
Presente no ato, o presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB), apontou a necessidade de novas obras nas bacias do Gregório e Mineirinho. “Por isso vamos continuar ajudando seja buscando recursos com deputados, com nossas próprias emendas parlamentares ou com a devolução do duodécimo. O importante que no próximo ano já teremos resultados”, frisou o presidente da Câmara.
O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, afirmou que há outras obras em andamento na cidade “Todas as obras que a Prefeitura está fazendo vão amenizar as consequências das enchentes, inclusive a pavimentação e drenagem do Parque São José, uma vez que vamos interligar um emissário de águas pluviais do Cruzeiro do Sul para o piscinão da CDHU”, ressalta Olmo.
O prefeito Airton Garcia primeiro agradeceu o apoio do promotor de Justiça, Flávio Okamoto. “O promotor nos ajudou nas negociações com a União para liberação da área onde será construído o piscinão. A nossa intenção é diminuir os impactos das enchentes, para isso estamos trabalhando, seja com recursos próprios, com assinatura de TAC para que a iniciativa privada ajude, seja com recursos externos, o importante é começar as obras, que não são poucas, mas vamos fazendo”, disse o prefeito, agradecendo a colaboração de todos.
CDHU
O piscinão da CDHU está sendo finalizado. Das 6 escadas hidráulicas, chamadas também de dissipadores de energias para conter as águas, 2 entram em operação nos próximos dias. As outras 4 escadas estão vinculadas a obra da Rumo que vai fazer a duplicação da passagem sobre a linha na Vila Morumbi, na região da CDHU, com a construção de passarela para pedestres com três rotatórias. O piscinão da CDHU é um investimento de R$ 1.231.076,00 que deve diminuir 15% o volume de água que chega na região da baixada do mercado.