A prefeitura de São Carlos declarou, nesta quinta-feira (29) situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas chuvas intensas de aproximadamente 235 milímetros. A informação consta em edição extra do Diário Oficial e o documento, já vigente, tem validade de até 180 dias.
O decreto, segundo a prefeitura, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do departamento de Proteção e Defesa Civil do município, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.
A situação também permite a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre, entre outras providências.
Leia mais
Destruição e tristeza: comerciantes relatam prejuízos incontáveis
Passagem de trens é paralisada após estrutura de linha férrea desabar em São Carlos
Ajuda a outros órgãos
A prefeitura definiu um grupo composto por secretários, Defesa Civil, chefes de gabinete, assessores especiais e vice-prefeito para identificar as propriedades e atuar de maneira mais eficaz para que a normalidade seja retomada o mais breve possível.
Nesta quinta, uma equipe da Defesa Civil Estadual, chefiada pelo coordenador regional Amarildo Calegari, esteve na cidade para verificar as áreas atingidas pelos temporais. Na próxima semana haverá visita técnica com engenheiros para identificar as demandas e decidir sobre o encaminhamento que será dado pelo órgão estadual.
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, os secretários se reuniram para falar sobre o que foi feito até agora e reforçaram que estão em contato com o Governo Federal e o Governo do Estado em busca de recursos que acelerem o processo de recuperação do município.
“O governo municipal irá investir em obras e nos reparos, mas essas parcerias serão necessárias para que a gente possa colocar São Carlos no lugar que ela merece. Sabemos também que não é do dia para a noite que vamos resolver os problemas de enchente da nossa cidade, mas estamos nos empenhando e dando um passo de cada vez”, disse Netto Donato, secretário de Planejamento.
Veja também
Mais de 800 mil turistas estrangeiros vêm ao Brasil no Verão