A obra que se arrastava há mais de 5 anos por causa de estudos e licenças ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi um investimento de R$ 1,2 milhão.
O secretário de Obras Públicas, João Muller, explicou o que ocorreu até a Prefeitura conseguir atender uma reivindicação antiga dos moradores do local. “Desde março de 2016, quando houve uma tentativa de conciliação na Vara da Fazenda Pública com o Ministério Público, Arteris e Autovias, concessionárias da rodovia, Cetesb e Prefeitura de São Carlos, o assunto se arrastava. Mas o importante é que conseguimos as licenças por meio de projetos e pareceres jurídicos e agora, finalmente, os moradores conseguiram ter a reivindicação atendida”.
“O acesso ao Quinta dos Buritis realmente é uma demanda antiga dos moradores do loteamento, mas também das propriedades rurais que utilizam esse dispositivo. Com essa alça pronta temos segurança viária nesse trecho da rodovia, evitando a ocorrência de acidentes. Para autorizar essa obra junto à Cetesb, tivemos uma longa batalha, fizemos audiências na Câmara e muitas reuniões. Graças ao respaldo do prefeito Airton Garcia hoje estamos entregando a obra”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, que destinou emenda parlamentar para contratar o projeto para a construção da alça de acesso.
Para o prefeito Airton Garcia todos os esforços valeram a pena. “A briga foi longa já que o processo estava parado. Determinei que o departamento jurídico da Prefeitura acompanhasse de perto esse processo até conseguir desenrolar tudo, mas hoje a vitória é dos moradores que nunca desistiram e acreditaram no nosso trabalho. Esse é mais um nó que nosso governo conseguiu desatar. A construção dessa alça é de imensa importância para a região que futuramente vai ter outros empreendimentos imobiliários”, afirmou o prefeito Airton Garcia.
O presidente da Associação de Moradores da Quinta dos Buritis, Mário Micheloni, agradeceu o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. “O mais importante é a segurança para os 223 moradores e seus familiares, para os prestadores de serviços e visitantes. É uma reivindicação que começou em 2016 quando foi implantado o trevo de acesso ao Varjão, mas ficou tudo parado em virtude de licenças ambientais da Cetesb. Com o apoio da classe política, do prefeito e do vereador Roselei, hoje estamos inaugurando essa obra que ficou muito bem projetada e que proporciona um melhor escoamento do que é produzido nessa região”, finalizou Micheloni.
Também participaram da inauguração os secretários de Governo, Edson Fermiano, Mariel Olmo, de Serviços Públicos, Caio Graco de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Luís Lopes de Esportes e Cultura, o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), o diretor presidente da FESC, Fernando de Carvalho e o assessor especial de gabinete, Antônio Carlos Catharino.