- Publicidade -
CotidianoPrefeitura justifica lotação em unidades de saúde devido ao aumento da demanda

Prefeitura justifica lotação em unidades de saúde devido ao aumento da demanda

De acordo com a pasta responsável, número de atendimentos cresceu mais de 200%; testagem rápida será uma das tentativas de diminuir espera

- Publicidade -

As três Unidades de Pronto Atendimento da Cidade (UPA) localizadas nos bairros Cidade Aracy, Santa Felícia e Vila Prado, realizam uma média de 270 a 300 atendimentos/dia por unidade em dias considerados normais. Porém, nos últimos, registram entre 450 a 590 atendimentos diários, um crescimento de 218,5%.

A busca por consultas médicas e procedimentos tem como consequência uma sobrecarga nos atendimentos de urgência e emergência da cidade e ocupação de leitos de estabilização.

- Publicidade -

Entre os fatores, segundo a Prefeitura, estão as doenças respiratórias, como gripe, rinite, sinusite, bronquiolite, asma, pneumonia, bronquite, Covid-19 e também o crescimento do número de casos positivos de dengue.

São Carlos registra uma epidemia de dengue. A cidade já confirmou como positivos 2.413 casos de dengue, ante 726 durante todo o ano de 2023, um crescimento de 332% nos casos positivos da doença. A cidade também vem sofrendo com doenças respiratórias.

Denise Scatolini, chefe de Seção de Informação, Educação e Comunicação do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que atualmente o coeficiente de incidência de dengue em São Carlos chega a 878,92 casos, valor muito superior aos 300 casos por cem mil habitantes que são necessários para ser considerado uma epidemia, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde.

Jôra Porfírio, secretária municipal de Saúde, explica que os agravos dos casos de dengue têm ocorrido também pelo soro tipo 1, e as doenças respiratórias por vírus que se modificam e surgem mais resistentes.

“A pessoa contaminada precisa de um período fazendo hidratação, ocupa um lugar, ou seja, vai se formando um aglomerado de pessoas”, relatou.

- Publicidade -

E AGORA?

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, para desafogar o fluxo de atendimentos na UPA’s, há a contratação de empresa para operar drones que farão o mapeamento da cidade e detectar os focos de dengue.

A ideia é o direcionamento das visitas dos agentes de combate as residências; contratação de mais equipes; de um laboratório para realizar os exames laboratoriais e apresentar na hora o resultado do número de plaquetas para evitar que o paciente tenha agravo da doença; compra de mais cadeiras para hidratação; médico exclusivo para os testes e atendimento dos pacientes com suspeita de dengue e mais equipes de enfermagem.

Nos casos das doenças respiratórias, que acomete principalmente as crianças, o governo afirmou que está adquirindo a testagem para Influenza, colocação de mais 1 médico na equipe, dois enfermeiros e 3 auxiliares de enfermagem por turno de equipe.

FIQUE ON!

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -