Seguindo a determinação estadual, São Carlos (SP) terá o primeiro final de semana na fase vermelha do Plano São Paulo. Por ser uma fase mais restritiva, a administração deve intensificar a fiscalização nestes dois dias.
Desde o final do ano, as denúncias sobre aglomerações e festas clandestinas aumentaram consideravelmente no município. Quem anda pelas ruas são-carlenses, logo percebe essa situação recorrente.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, a força-tarefa que é realizada aos finais de semana agora vai trabalhar de forma mais intensa, principalmente em estabelecimentos reincidentes.
“Nosso foco é aglomeração, uso de espaços públicos de forma irregular e festas clandestinas, que sempre foram prioridade e vamos dar um olhar especial para isso, mas também não vamos deixar aquele segmento que está extrapolando, que já é reincidente nas orientações e notificações. Esses terão um tratamento dentro da lei, com autuação, interdição, alvará suspenso”, explicou.
Para Samir, o reforço se faz extremamente necessário nesta fase que o município enfrenta, com aumento de casos, óbitos e internações por Covid-19. “A gente vai ter essa seleção de prioridades para que a gente tente resolver ou diminuir essa situação pandêmica, essa situação caótica que a saúde está vivendo”, disse.
Contaminação familiar
De acordo com Mateus de Aquino, presidente do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, o que tem dado resultado negativo nos números é o convívio social e familiar, assim como a forma de comportamento dos jovens em relação às restrições.
“[Por isso] a gente estuda principalmente como inibir ou mitigar essa situação de festas clandestinas e encontros desregrados que geram denúncia. Para que a gente possa atuar mais efetivamente com esse segmento de encontro social em espaços públicos ou até mesmo em privados. Vamos efetuar uma força tarefa mais direcionada a essa situação”, explicou.