A previsão do tempo está apontando a chegada de duas frentes frias, com dias de diferença e impacto sobre as temperaturas principalmente no estado de São Paulo. Uma delas se aproxima neste final de semana, e a próxima é na virada da quinzena do mês de julho.
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, nos próximos dias será possível observar uma atmosfera “extremamente movimentada, complicada, tempestuosa e surpreendente” principalmente na região Sul, que deve receber a maior carga de frentes frias e ciclones extratropicais.
“Padrões especiais da pressão atmosférica e de ventos na Antártida e também na América do Sul vão fazer com que frentes frias e ciclones extratropicais passem no Brasil, provocando grandes volumes de chuva que podem provocar transtornos para a população, ventanias” explicou.
VEJA TAMBÉM
Calor com data para voltar? Previsão aponta dias de até 30ºC em São Carlos e região
Cinemas de São Carlos liberam ingressos para filme da Barbie; veja estreias da semana
Essa frente fria que passa entre os dias 8 e 10 de julho devem passar bem afastadas no oceano e não deve trazer chuva para o estado de São Paulo. O ar frio que vem atrás do fenômeno deve desviar para o oceano, então o vento frio deve provocar apenas uma leve queda de temperatura.
Na região central do estado paulista, essa primeira massa de ar frio também não deve ter tanto impacto, já que a previsão indica justamente o contrário: dias de temperaturas máximas entre 28ºC e 30ºC na maioria das cidades.
No entanto, a frente fria prevista para a próxima semana já mostra uma mudança brusca e significativa no clima paulista, com mínimas se mantendo estáveis, mas máxima em queda total, podendo chegar a 21ºC.
Essa massa de ar frio vai ser mais intensa porque o ar frio deve se deslocar pelo continente, e entre 13 e 15 de julho a queda de temperatura deve ser significativa, com máximas variando entre 21ºC e 24ºC.
“A segunda quinzena de julho começaria então com uma massa de ar frio de origem polar muito forte, com potencial para provocar geadas generalizadas e temperaturas negativas. Praticamente todo frio intenso vai ficar no sul do Brasil, pouca coisa desse ar frio vai conseguir ser direcionado para o Sudeste ou para o Centro-oeste”, completou Josélia.
LEIA MAIS
Threads: nova rede social aumenta rivalidade entre Musk e Zuckerberg