Fevereiro deve ser um mês de pancadas de chuva ocasionadas por temperaturas pouco acima da média em todo o estado de São Paulo. A previsão aponta três frentes frias entre as duas quinzenas, mas que podem causar impactos em apenas algumas regiões.
De acordo com as meteorologistas Josélia Pegorim e Alana Gabriele, as frentes frias passarão pela costa paulista durante este mês, mas nenhuma delas deve ter força para causar influência no interior paulista.
Por terem deslocamento oceânico, mais afastados do continente, os sistemas poderão causar alterações mais relevantes no tempo em áreas próximas ao litoral paulista.
Além da frente fria, há possibilidade de formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na segunda quinzena do mês, mas que também não deve atuar diretamente sobre São Paulo. A previsão é de que a ZCAS se forme sobre o norte da Região Sudeste, como aconteceu em janeiro.
Isso não deve, no entanto, impedir que o penúltimo mês do verão registre chuvas intensas, já que o ar quente e úmido, propício para esses temporais, continua predominando sobre o mês e será o principal causador de chuva no estado.
De modo geral…
A previsão, num todo, é que o volume de chuva para fevereiro fique dentro da média e a temperatura dique um pouco acima da média, com valores acima de 25ºC.
As pancadas de chuva continuam ocorrendo por causa do calor, então devem cair entre tardes e noites, de forma bastante irregular. A chuva pode ser forte e o risco de temporais é alto, mas não deve se concentrar em uma região específica.