Após 93 dias de um inverno com recordes de temperatura e clima extremamente seco, a estação das flores finalmente chega nesta quinta-feira (22), às 22h, trazendo para São Carlos um clima mais agradável, mas que também terá uma mistura recorrente de calor e chuva. Ao longo dos próximos meses, haverá episódios de frio, ar quente e clima seco.
Segundo a Climatempo, para hoje a previsão é de 15 milímetros de chuva, com sol e muitas nuvens durante o dia, além de períodos nublados com chuva a qualquer hora. A temperatura deve ficar entre 19ºC e 26ºC, e os ventos ganham força no fim da tarde, podendo atingir 35 km/h.
A capital do clima, assim como todo o Estado de São Paulo, ainda segue com perigo potencial de tempestade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com chuva entre 23 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (46-60 km/h) e possibilidade de queda de granizo.
Leia mais
Site reúne mapa com quase mil árvores frutíferas espalhadas por São Carlos
Dia da Árvore: concessionária de rodovia faz plantio de 2 mil mudas em São Carlos e região
O clima chuvoso, no entanto, deve dar uma trégua nos próximos dois dias, quando o céu nublado dá lugar ao sol acompanhado de algumas nuvens e temperaturas entre 10ºC e 27ºC, um clima típico da nova estação.
Quem gosta do tempo mais seco, porém, não vai ficar feliz por muito tempo, já que segundo a Climatempo, a semana que vem deve começar com um volume alto de chuva e temperaturas amenas, com previsão de mínima de 16ºC e máxima de 28ºC.
O que esperar da primavera
O equinócio da primavera ocorre às 22h04 (horário de Brasília) e se estende até às 18h48 de 21 de dezembro. A previsão indica influência do fenômeno La Niña em toda a estação, com previsão de enfraquecimento no verão.
A primavera é uma estação de transição do inverno, portanto a população pode esperar a volta da chuva, o aumento da umidade e também do calor. Várias frentes frias devem avançar pelo estado ao longo dos próximos três meses, mas o interior não deve sentir tanto impacto como o litoral, por exemplo.
Ao longo do mês de outubro a chuva deve ficar dentro da média esperada, assim como as temperaturas, mas a oscilação ainda será forte no estado. Para novembro, segundo a Climatempo, o cenário é semelhante ao esperado para dezembro, chuva um pouco abaixo da média.
Veja também
Inscrições para o Arena Intergames terminam na terça-feira (27); saiba como se inscrever