A primeira frente fria de fevereiro vai provocar uma mudança climática por todo o estado de São Paulo, com chuvas intensas que podem se tornar temporais em algumas regiões. A formação se dará por um sistema de baixa pressão atmosférico que atuará a partir da noite de quarta-feira (31).
Segundo os meteorologistas, a frente fria passará em alto mar, entre o Sul e Sudeste, e no primeiro dia do novo mês avança em direção à costa do Sudeste, trazendo mais umidade para o estado paulista e o Rio de Janeiro.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que as instabilidades sugerem formação de nuvens carregadas, propícias para ocorrência de tempestades.
Antes da frente fria
A previsão é que o último dia de janeiro ainda seja ensolarado no estado paulista, mas a nebulosidade volta aumentar no começo da tarde em várias regiões. Na região central, a previsão é de máxima acima de 30ºC.
Na Baixada Santista, no litoral norte e na capital ficam em atenção para pancadas de chuva forte com raios e rajadas de vento. O risco para temporais também se estende pelo sul paulista por conta da posição da frente fria.
Sistema em atuação
O sistema deve deixar o tempo bastante instável na quinta-feira, com chance de chuva a qualquer hora, muitas nuvens e sensação de clima abafado, com temperaturas abaixo de 30ºC.
Pelo interior de SP, a previsão é de sol e pancadas de chuva forte, com risco de raios e ventania. Na região central, a previsão inicial é de 15 milímetros que podem vir ao longo do dia.
Na sexta (2) as instabilidades continuam, desta vez por conta da entrada constante de umidade, segundo a Climatempo. O litoral paulista permanece em atenção para chuvas que podem ocasionar transtornos, e nas demais áreas paulistas, o temporal intercala com aberturas de sol.