Um projeto executado no shopping de Rio Claro se tornou um exemplo de sustentabilidade. As sobras dos alimentos dos restaurantes estão se transformando em adubos, que servem também para embelezar os jardins do local e podem ser retirados gratuitamente pelos clientes.
A sobra de comida que é usada na iniciativa é parte dos alimentos que não são utilizados na cozinha durante o preparo dos pratos, como por exemplo talos, cascas e até o arroz que geralmente é feito a mais e não vai para a mesa dos clientes.
Um dos adeptos dessa ideia é o empresário Gustavo Silveira, que tem dois restaurantes no espaço e sempre conviveu com o descarte desses produtos. “A casca do ovo, o alface, o tomate, enfim, todo o processo de comida tem uma sobra”, relatou.
VEJA TAMBÉM
Parque Ecológico de São Carlos trata onça encontrada ferida na SP-310
Parque de diversões chega a São Carlos; veja preços e horários
Com a ação, ele percebeu uma diminuição considerável entre os que vão para o lixo. “Hoje você descarta meio balde, até menos do que isso, ou seja, a natureza agradecendo, o bolso do empresário agradecendo, só benefício”, disse.
PASSO A PASSO
As sobras dos alimentos recolhidos nos restaurantes são levados para o espaço usado para a produção. O processo dura cerca de uma semana.
De acordo com Ilson Dutra, gerente geral do shopping, uma parte desse adubo é utilizada nos jardins e nas plantas espalhadas pelo empreendimento, e a outra parte vai para as mãos de quem gosta de plantar.
“Agora a gente está distribuindo esses adubos, ensacando em pequenos saquinhos. Montamos uma loja dentro do shopping que chama Projeto Recicla, onde o cliente pode vir e retirar o adubo gratuitamente para poder utilizar na sua casa, na plantação de uma flor, de um alimento, vegetal”, contou.
O aposentado Roberto Antônio Murari é um deles, que aproveita os saquinhos para aplicar nas verduras que planta em casa, tudo para comer alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos. “Tenho uma horta de alface, almeirão, chicória, então eu como o ano inteiro de lá e é uma delícia, eu vou lá e fertilizo o meu pomar”, contou.
LEIA MAIS
Abono salarial: Caixa libera benefício para nascidos em setembro e outubro