- Publicidade -
São CarlosCotidianoRedação do Enem: tema é desafios para a valorização de comunidades e povos

Redação do Enem: tema é desafios para a valorização de comunidades e povos

Texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas; notas serão atribuídas a partir das cinco competências exigidas para a prova

- Publicidade -

 

Unicep São Carlos, na agitação para o Enem. Foto: Thayná Cunha/acidade on
Unicep São Carlos, na agitação para o Enem. Foto: Thayná Cunha/acidade on

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” é o tema sobre o qual os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terão que escrever na redação deste domingo (13). O bom desempenho na prova é fundamental para que o estudante consiga uma boa nota.

- Publicidade -

O texto deve ser, em regra, dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias defendidas precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Para isso, é apresentada uma situação-problema, além de textos motivadores, a partir dos quais os conceitos devem ser desenvolvidos, em até 30 linhas.

O tema é o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e em computador. Vale pontuar que a redação do exame digital será realizada em material impresso, nos mesmos moldes da versão em papel.

Leia mais

Candidato escapa por pouco de não conseguir prestar Enem; veja vídeo

Quase 5 mil estudantes de São Carlos prestam o Enem neste domingo

- Publicidade -

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1.000 pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Correção 
O processo de correção é monitorado em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Veja também

69 milhões de brasileiros ainda não tomaram 3ª dose contra covid
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas