- Publicidade -
CotidianoRede estadual tem volta às aulas com vacina obrigatória e novas escolas integrais

Rede estadual tem volta às aulas com vacina obrigatória e novas escolas integrais

Em São Carlos (SP) são mais três unidades com carga horária ampliada; entenda os detalhes dos protocolos sanitários

- Publicidade -

Aulas retomadas na E.E. Professor Bento da Silva Cesar. Foto: Reprodução/Google
Aulas retomadas na E.E. Professor Bento da Silva Cesar. Foto: Reprodução/Google

A rede estadual de ensino inicia o ano letivo deste ano presencialmente nesta quarta-feira (2), com o tão comentado passaporte da vacina para os estudantes e novas escolas de período integral. Em São Carlos (SP), são mais três unidades, totalizando doze. 

- Publicidade -

Alguns protocolos como o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel para estudantes e servidores devem continuar, assim como a autorização para atuação com capacidade total das salas de aula. 

O que vem como novidade neste momento é a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. O governo estadual chegou a dizer que a medida não seria tomada, mas mudou de ideia na semana passada e determinou que pais ou responsáveis entreguem o comprovante em até 60 dias. 

“No segundo bimestre vamos fazer um levantamento de todos aqueles estudantes que não tomaram vacina sem o atestado médico ou justificativa. Seus nomes serão encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público para as providências que julgarem cabíveis. Nenhuma criança será proibida de adentrar a escola por falta de vacinação, isso é uma maneira que a gente tem de saber quantas pessoas estão vacinadas na escola”, explicou Débora Blanco, dirigente regional de educação.

De acordo com a dirigente, cada escola deve se organizar para receber a cópia do comprovante e anexá-la ao histórico do estudante. Os pais também podem enviar para a Secretaria de Educação pela internet, se preferirem.

Caso o aluno apresente sintomas gripais, ele deve ser afastado da escola de cinco a sete dias mediante testagem. Se houver melhora no quatro após cinco dias, já estão autorizados a retornar. A apresentação do atestado médico de afastamento é obrigatória. 

- Publicidade -

E.E. Jesuíno de Arruda. Foto: Google Maps
E.E. Jesuíno de Arruda. Foto: Reprodução Redes Sociais

PEIs
Com a expansão do Programa Ensino Integral (PEI), São Carlos começa o ano com doze unidades com carga horária ampliada. As novas unidades são: Prof. Antonio Adolfo Lobbe, na Vila Izabel, Profª Elydia Benetti, no Boa Vista II, e Jesuíno de Arruda, na Vila Sônia. 

O PEI é um sistema de ensino com tempo de permanência do aluno na escola ampliado. Os horários das unidades são os seguintes: das 7h às 14h; das 14h15 às 21h15; das 7h às 16h. 

A escolas seguem uma programação curricular diversificada, trazendo reforço escolar, aulas de tecnologia e inovação, orientação para estudos, protagonismo juvenil, projeto de vida e clubes juvenis. Também há atividades eletivas escolhidas de acordo com o perfil dos alunos de cada aluno.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -