Três reeducandos da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de São Carlos visitaram o Museu da Fazenda do Pinhal, na última semana.
Em uma verdadeira viagem no tempo, puderam conhecer um pouco da história de São Carlos, da época do Brasil colônia.
Com mais de 40 hectares, a Fazenda do Pinhal é uma das muitas fazendas remanescentes dessa época que passou por um processo de restauração e conservação entre os anos de 2012 e 2016. Hoje, se transformou em um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além da casa de morada da fazenda, que é repleta de itens de época, como mobiliários, documentos e utensílios de uso cotidiano, o local abriga ainda um museu com uma biblioteca.
Outros espaços de destaque do local são o extenso terreiro para a secagem do café, a senzala, as tulhas para o armazenamento do grão, os maquinários e os jardins, que contam com um sistema de irrigação próprio.
De acordo com o diretor do Casa São Carlos, Luiz Aguinaldo dos Rios, os adolescentes ficaram fascinados com toda a história do lugar. “A visita foi monitorada por educadores do local, que foram explicando como era a vida naquela época, as dificuldades e a diferença da modernidade que temos hoje”, destacou.
“É uma forma de os adolescentes compreenderem de forma lúdica a história do nosso país, tendo a oportunidade de ampliarem seus horizontes”, concluiu a presidente da fundação, Claudia Carletto.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.