A região de São Carlos vai fechar a primeira “semana” de fevereiro com mais calor e alerta amarelo e laranja para chuvas que podem se transformar em temporais. As altas temperaturas e volumes elevados de chuva são as apostas para sexta (2) e sábado (3).
Hoje o dia amanheceu mais fresco por conta da perda de calor da madrugada, mas com a presença do sol que já brilha nas primeiras horas, as temperaturas sobem rápido e podem chegar a 32ºC, temperatura que não é registrada há 13 dias.
Para hoje, a capital do clima tem 25 milímetros de chuva previstos, segundo a Climatempo, e ainda há risco de temporal entre a tarde e a noite por conta da força dos ventos.
Os meteorologistas explicam que essas instabilidades estão sendo provocadas pela umidade em excesso e uma alta pressão no oceano que favorece a entrada de ar úmido para a região.
Assim, o calor e a umidade acabam servindo de combustível para a essas chuvas, que devem continuar mais intensas também no sábado (2), em que estão previstos mais 20 milímetros.
Alertas do Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem dois alertas ativos para o estado paulista. A região de São Carlos está dividida entre o amarelo, que indica perigo potencial para tempestade, e o laranja, com mais perigo e volumes elevados.
No amarelo, a previsão é de até 30 mm de chuva por hora ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem atingir 60 km/h. Há, no entanto, baixo risco para alagamentos, descargas elétricas e outros possíveis estragos.
Já no laranja, a chuva pode chegar a 60 mm/hora ou até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, o risco de corte de energia, estragos em plantações e queda de árvores são elevados.