- Publicidade -
CotidianoRetrospectiva: veja as principais notícias de fevereiro de 2021 em São Carlos

Retrospectiva: veja as principais notícias de fevereiro de 2021 em São Carlos

De crianças e idosa mortas em incêndio no Cidade Aracy ao toque de restrição com fase vermelha do Plano São Paulo; você lembra o que aconteceu?

- Publicidade -

Incêndio destrói casa e deixa crianças e adultos feridos no Cidade Aracy. Foto: CBN São Carlos
Incêndio destrói casa e deixa crianças e adultos mortosno Cidade Aracy. Foto: CBN São Carlos

O mês mais curto do ano foi marcado por tragédias, restrições econômicas, superlotação de UTIs e novas cepas de Covid-19 em São Carlos (SP). A vacinação, no entanto, trouxe esperança para os idosos e moradores de instituições de longa permanência.

- Publicidade -

Nesta terça-feira (21), o portal publica retrospectivas mensais sobre os acontecimentos mais curiosos, preocupantes e importantes que aconteceram ao longo de 2021. Hoje é a vez de Fevereiro. Veja alguns destaques: 

Policial
São Carlos começou um mês com uma tragédia que mobilizou a cidade. Um incêndio em residência vitimou duas crianças de 1 e 4 anos, uma idosa de 66 e um homem de 38 no dia 2. 

Na ocasião, os oficiais que atenderam a ocorrência chegaram a orar após atendimento das vítimas, mas a família não resistiu aos ferimentos. No sepultamento, balões brancos forraram o céu em despedida. 

Outra tragédia foi registrada no dia 27 de fevereiro. A idosa Angela Maria Elis Leal morreu após ser atropelada por um caminhão desgovernado na Avenida Comendador Alfredo Maffei. Ela estava com uma criança de 5 anos que não se feriu.  

Monte Alegre do Sul aplica vacina contra covid-19 toda quarta-feira
Vacinação contra Covid-19 na região. Foto: Divulgação

Covid-19 e a vacinação
A situação da Covid-19 seguiu piorando ao longo do mês. A cidade chegou a ter o quarto maior crescimento de mortes por Covid no Estado. Apesar da situação, autoridades decidiram não decretar o temido “lockdown”. 

- Publicidade -

No entanto, a cidade aderiu ao “toque de restrição” determinado pelo Estado, que impedia a circulação de pessoas e permitia apenas o atendimento em serviços considerados essenciais. Essa foi a medida mais rígida decretada durante o funcionamento do Plano São Paulo. 

Na vacinação, fevereiro marcou o início da imunização de idosos acima de 90 anos, além de moradores e funcionários de instituições de longa permanência.   

Foto: CBN São Carlos
Foto: CBN São Carlos

Educação
Após polêmicas e interrupção de aulas, as escolas estaduais retomaram suas atividades em mais de 5 mil unidades no dia 8 de fevereiro seguindo os protocolos sanitários. A educação foi definida como serviço essencial no Estado, o que permitiu a retomada mesmo na fase vermelha. 

Já na rede municipal, o retorno remoto aconteceu no dia 18 de fevereiro, data que deu início ao ano letivo de 2021. Para o ensino fundamental, as aulas foram ministradas pela internet, já para a educação infantil foram aplicadas vivências lúdicas. 

A prefeitura também anunciou a entrega de kit alimentação para cerca de 18 mil estudantes da rede municipal, sendo mais de 11 mil inscritos em CEMEIs e aproximadamente 7 mil em EMEBs. 

Centro de São Carlos (SP). Foto: ACidade ON
Centro de São Carlos (SP). Foto: ACidade ON

Economia
Com a piora drástica nos indicadores, a região de São Carlos regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo, autorizando apenas atividades essenciais. As celebrações religiosas presenciais também foram suspensas.  

Com a interrupção, o comércio não essencial precisou se adaptar com drive-thru e delivery. Ao mesmo tempo em que causou tumulto, as mudanças também trouxeram ensinamentos e novas formas de trabalhar. 

A Havan de São Carlos chegou a ser interditada na primeira quinzena do mês em descumprimento do plano São Paulo e do decreto municipal com medidas de prevenção contra o coronavírus.

Cultura e comportamento
Com atividades culturais suspensas há quase um ano, o Circuito Arena em Casa também precisou inovar e inaugurou sua edição de 2021 em formato digital, com apresentação de artistas locais. O carnaval também foi comemorado pela internet. Mas, por decisão da prefeitura, a cidade não teve o feriado decretado. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -