Com a queda de internações por Covid-19 e a desaceleração de novos casos da doença, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro (SP) desativou o chamado ‘covidário’ e está reorganizando a oferta de leitos no Hospital de Campanha do Cervezão. Hoje, são 32 leitos clínicos disponíveis.
Os leitos que até então atendiam pacientes de Covid, agora passam a receber pacientes clínicos. “O atual momento da pandemia nos permite ampliar os leitos de internação clínica a partir da queda nas hospitalizações por Covid”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
O hospital do Cervezão vinha funcionando com 18 leitos Covid e 20 leitos clínicos. “Em uma readequação à demanda de atendimentos, a configuração agora é de 10 leitos Covid e 28 leitos clínicos, além de quatro leitos para emergência clínica”, observa Rafael Garcia, médico responsável pelo setor de urgência e emergência da rede pública municipal.
Casos e vacinação
Em janeiro, 69% das internações no hospital do Cervezão correspondiam à ala Covid, em fevereiro esse número caiu para 40% e, em março, para 11%. A vacinação tem papel fundamental para o cenário mais otimista.
“A correlação entre internações e óbitos por Covid e ciclo de vacinação completo é muito alta”, enfatiza Giulia, explicando que quem não tem o esquema vacinal completo ou não tomou vacina contra a Covid tem 26 vezes mais chance de ir a óbito se contrair a doença. Esses riscos aumentam significativamente quando a pessoa é hipertensa e/ou tem diabetes.
Neste momento, município contabiliza 455.903 doses aplicadas, sendo que 188.628 tomaram a primeira dose, 166.335 completaram o esquema vacinal com a segunda, 5.100 doses únicas foram aplicadas e 95.840 pessoas reforçaram a vacinação.
“É muito nítido que quanto mais avança a vacinação, mais se conclui o esquema vacinal, menor a taxa de internação, principalmente de gravidade. A grande maioria tinha esquema vacinal incompleto e não completou a segunda ou terceira”, disse Rafael Garcia, responsável pelo setor de urgênia e emergência da Santa Casa do município.
Na quinta-feira (17), a cidade também anunciou o início da aplicação da quarta dose em pessoas acima de 80 anos. o único pré-requisito é respeitar o intervalo de quatro meses em relação à última dose. A imunização ocorre no salão da igreja Boa Morte (Rua 10, avs. 7 e 9), de segunda e sexta-feira das 8h às 16h, e de terça, quarta e quinta-feira das 8h às 19h.