Moradores da rua Elias Arsenios, no Jardim Cruzeiro do Sul, estão convivendo há meses com três vazamentos de água em um só quarteirão. Eles reclamam ainda que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos (SP) foi acionado em várias ocasiões, sem solução.
Os vazamentos ocorrem em três pontos diferentes. Um deles acontece na calçada de uma casa, próximo a um registro do Saae. Outros dois vazamentos estão na frente de outra residência e no meio-fio.
Leia também:
Moradores do Jardim Real reclamam de vazamento de água limpa
A aposentada Vanda Scanavacca guarda o comprovante da reclamação do Saae e se incomoda pelo fato de a água vazar para a casa do vizinho. Ela conta que funcionários da autarquia chegaram a ir até o local, mas deram uma resposta que não a agradou. “Disseram que precisam rasgar a rua e que não é de urgência. Isso faz um ano”.
Na mesma rua, o motorista de transporte de aplicativo Fábio Bessi afirma que sente “falta de consideração e descaso” com a situação. “Faz um ano que estamos reclamando isso. (Eles) ficam fazendo protocolos, já ligamos, fomos pessoalmente e até enviamos e-mail, ou seja, já não sabemos mais o que fazer (para resolver)”, relata.
Os três vazamentos na rua causam problemas dentro de casa, conta o motorista. Ele relaciona a falta de pressão nas torneiras aos vazamentos que ocorrem do lado de fora.
“Se vamos usar o chuveiro precisamos abrir o máximo por causa do risco de queimá-lo, pois a água vem com pouca pressão. Isso é na pia do banheiro, na da cozinha e até para lavar o quintal”, resume.
A poucos metros dos três vazamentos da rua Elias Arsênios há outro ponto de vazamento. Na rua Guadalajara, a reclamação é a mesma: água limpa indo embora pela sarjeta.
O que diz o Saae
Em resposta, a autarquia afirmou que o cronograma de serviços está atrasado por culpa da pandemia, “já que muitos servidores com mais de 60 anos e com comorbidades estão afastados”.
“Neste momento o Saae realiza uma licitação para contratação de uma empresa especializada para agilizar os consertos de vazamentos”, completa.