Representantes da concessionária Rumo apresentaram na manhã desta terça-feira (09/02), à prefeitura de São Carlos (SP), o projeto de implantação da passagem de nível inferior do pontilhão Praça Itália.
Diferente do método apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o novo modelo apresentado deve causar menos impacto no tráfego de veículos por não prever a demolição da passagem existente para a ampliação das quatro faixas de rodagem.
Além dos representantes da concessionária, Rodrigo Veradino, Bruno Madalena e Marcelo Rodrigues, também participaram da apresentação o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho), os secretários José Galizia Tundisi (Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), Júlio Cesar Alves Ferreira (Obras Públicas) e representantes de outras pastas.
Com previsão de início para o próximo semestre, o projeto apresentado pela concessionária prevê manter a passagem existente com a implantação de outra passagem ao lado, permitindo a duplicação das quatro vias de tráfego e faixas para pedestre.
O novo método divide a obra em sete fases: desvio ferroviário; cravação de estacas; desmontagem da grade ferroviária; escavação e execução das vigas de travamento e laje de cobertura; escavação no interior da PI; execução da laje de fundo e das paredes da passagem inferior, e por último, a execução do pavimento viário.
Além de utilizar um método europeu de empuxe hidráulico, primeira vez a ser utilizado no Brasil, a nova proposta para a construção da passagem inferior do pontilhão da Praça Itália terá o tempo reduzido de 14 meses para 9 meses, sem a interrupção no tráfego de veículos durante a execução.
Menos transtornos
Para o prefeito Airton Garcia, o novo método trará menos transtornos para a cidade e para os motoristas que transitam diariamente na Praça Itália. “Tudo o que for feito naquele local tem que ser rápido e com o mínimo de transtorno possível. E esse novo procedimento de construção com certeza irá trazer agilidade e tranquilidade na tão esperada duplicação do pontilhão”, disse o prefeito.
De acordo com o chefe de gabinete do Prefeito, José Pires (Carneirinho), uma nova reunião será realizada com os representantes da Rumo para a apresentação final do projeto junto às secretarias municipais, para maior agilidade nos trâmites autorizativos para o início das obras.
“É uma determinação do prefeito Airton Garcia que a Prefeitura e todas as secretarias façam uma força tarefa para solucionar tudo o que for burocrático, para que essa obra inicie o mais rápido possível”, concluiu José Pires.