- Publicidade -
CotidianoSaiba como se tornar um doador de sangue em São Carlos

Saiba como se tornar um doador de sangue em São Carlos

Coletas são feitas pelo Banco de Sangue da Santa Casa; dia mundial do doador é celebrado nesta terça-feira (14)

- Publicidade -

Professor de história Mauro Zanchim é doador há 20 anos. Foto: Divulgação/Santa Casa São Carlos

Nesta terça-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, ato de amor que é fundamental para o funcionamento de hospitais que atendem emergência, como a Santa Casa. Em São Carlos, as doações são coletadas pelo Banco de Sangue de segunda a sábado.

- Publicidade -

Não é exagero quando se diz que uma bolsa de sangue – que contém cerca de 450 ml de sangue doado – pode salvar até quatro vidas. A doação faz com que pessoas com doenças crônicas graves vivam por mais tempo e também possibilita o tratamento de feridos em caso de acidentes ou cirurgias, por exemplo.

Na região, o hospital de referência é a Santa Casa, que atende mais de cinco cidades da região, principalmente no serviço de urgência e emergência, e que também realiza a coleta e cadastra os novos doadores.

“Sem o sangue o hospital não acontece, não tem as grandes cirurgias, não tem o tratamento do paciente grave em UTI, do paciente com trauma, a gente não pode atender nenhuma dessas pessoas. E nós só podemos contar com o sangue humano, não tem um substituto”, explica a hematologista Dra. Andreia Moura de Luca, responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa. 

VEJA MAIS: 

Frente fria: São Carlos registra 6ºC na madrugada, aponta Inmet 

- Publicidade -

Fiocruz identifica sublinhagens mais transmissíveis da Covid em amostra 

Militares participam da Campanha “Doar está no Nosso Sangue”. Foto: Divulgação/Santa Casa

Requisitos para doação
O professor de história Mauro Zanchim, de 38 anos, é um dos doadores cadastrados no Banco de Sangue. Ele, que herdou o hábito do pai há 20 anos, tenta fazer pelo menos quatro doações por ano.

“Não tem efeito colateral nenhum, só te faz bem. Eu me sinto super feliz quando sei que uma parte de mim pode ajudar uma pessoa que necessita. Então eu venho pela colaboração, por pensar no outro, no coletivo”, afirmou o professor.

Para realizar a doação existem algumas exigências, mas como afirmou o professor, não tem efeitos colaterais e traz inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, o sangue doado é reposto pelo organismo em até 72 horas.

Entre os requisitos para os doadores estão: boas condições de saúde, peso de 50 kg ou mais e idade entre 18 e 60 anos. No dia da doação, é permitida a ingestão e alimentos leves como pão, leite, suco e frutas. Também não é permitido ingerir bebida alcóolica 24h antes da doação e não fumar uma hora antes.

As doações são feitas de segunda a sexta, das 8h às 12h, e aos sábados, das 8h às 11h, mediante agendamento pelos telefones (16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo). O estacionamento em frente à Santa Casa é gratuito para doadores. 

LEIA MAIS: 

Ibaté soma 115 casos de Covid-19 em uma semana, informa boletim

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -