Após superlotação e durante este período caótico vivido pela região, a Santa Casa de São Carlos (SP) viabilizou a ampliação, a partir desta sexta-feira (22), de mais quatro leitos de UTI/SUS Covid.
A medida foi definida após o município atingir 100% da taxa de ocupação de UTI/SUS. Agora, a Santa Casa passa a ter 18 leitos disponíveis para adultos e quatro na ala pediátrica, todos específicos para tratamento da doença.
Segundo último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, o município contabiliza 7.681 casos positivos e 87 mortes em decorrência da doença. Na quinta-feira (21), a cidade bateu um novo recorde de casos diários, registrando 197 positivados.
Pior momento da pandemia
Na quinta-feira, São Carlos chegou a ter 100% dos leitos de UTI lotados, tanto na rede pública quanto na particular. No final do dia, a taxa caiu para 85,7%, após dois óbitos.
A Unimed de São Carlos emitiu um comunicado afirmando que a cidade está no pior momento da pandemia e que houve um aumento exponencial de casos confirmados e internações também na rede particular.
A prefeitura também falou sobre a preocupação deste momento e citou que pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a ocupação de leitos está próxima da lotação máxima.