O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vice-prefeito, Edson Ferraz e do presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, recebeu na manhã desta quarta-feira (12/05), no auditório do Paço Municipal, o presidente do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do SEST SENAT, Mauro Artur Herszkowicz, Luis Rafael Cardieri Marchesi, supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT e Natal Arnosti Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Araraquara e Região.
Durante a reunião os representantes do SEST SENAT apresentaram para as autoridades do município as obras de construção da unidade de São Carlos. O SEST e SENAT são entidades civis do Sistema “S”, como SESC, SENAC, SESI, SEBRAE, entre outros, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. As entidades têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.
Mauro Artur Herszkowicz, presidente do Conselho Regional de São Paulo do SEST/SENAT e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do SEST/SENAT, disse que a cidade de São Carlos e a região ganham muito com a concretização dessa demanda antiga. “Para os trabalhadores todos os serviços serão totalmente gratuitos. Já para a comunidade em geral, serão cobrados preços mais interessantes do que aqueles que existem no mercado. No SEST, haverá atendimento odontológico, nutricional e psicológico, e no SENAT todos os cursos de aperfeiçoamento ao trabalhador do transporte, tanto na modalidade presencial como à distância. E mais: quando essa estrutura estiver pronta, funcionando, 35 vagas de emprego também serão criadas. E há uma estimativa de mais de 50 mil atendimentos por ano”.
Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Araraquara e Região, Natal Arnosti Júnior, falou que essa unidade do SEST/SENAT aqui em São Carlos vai prestar um serviço inestimável aos trabalhadores do transporte que antes era prestado por Araraquara. “O prefeito Airton Garcia abriu as portas para a conquista do terreno e esse passo foi muito importante, porque não apenas os trabalhadores serão atendidos, mas suas famílias também em diversas áreas de saúde e em várias outras também, inclusive o lazer”.
O ex-deputado federal, Lobbe Neto, que também participou da negociação acerca da área, comemorou. “Tarda, mas não falha. É mais uma obra chegando pra São Carlos do sistema S, que é importantíssima na área da saúde, esporte e, principalmente, na educação para o trânsito com o objetivo de preparar mais e melhor nossos motoristas de demais trabalhadores do setor de transporte de toda a São Carlos e região”.
Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal, também destacou a importância do equipamento para o município e toda região. “São Carlos tem o privilégio de receber mais um equipamento do Sistema S. Trabalhadores dessas áreas poderão participar de atividades teóricas e práticas de forma inovadora e moderna. Acreditamos que essa unidade vai contribuir muito para o desenvolvimento profissional e para a melhoria e qualidade de vida dos trabalhadores do transporte de São Carlos e região”.
Para o vice-prefeito, Edson Ferraz, houve um esforço e trabalho conjunto do prefeito Airton Garcia, da Secretaria de Habitação e de outras secretarias também junto a direção do SEST SENAT para que houvesse um consenso com relação a área. “Vale dizer que não é somente a construção de um prédio ou de um equipamento, mas é, sobretudo, a prestação de serviços a um segmento importante da economia local e do mundo inteiro: o transporte de passageiros e de carga também. Outro dado significativo é que as obras já começaram e estão gerando emprego na indústria da construção civil também. E vão gerar muito mais ainda, até a conclusão das obras, prevista para o final do ano que vem”, acredita o vice-prefeito.
“Todo o investimento na cidade é bem-vindo, ainda mais quando vai beneficiar, além dos trabalhadores do transporte de passageiros e de carga, a população de São Carlos, já que vai atender os dependentes, a família toda, com serviços e também com lazer”, disse o prefeito Airton Garcia.
UNIDADE SÃO CARLOS – A unidade de São Carlos terá mais de 1.900 metros quadrados de área construída em terreno doado pela Prefeitura de São Carlos com 9.412 metros quadrados, localizado na rua Vera Lúcia Maiello César, no Parque Novo Mundo.
A unidade de São Carlos contará com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.
Na área de saúde, será equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. Contará, ainda, com um centro de eventos para atividades de esporte e lazer.
A previsão é que a nova estrutura entre em funcionamento a partir de 2023. A previsão total de investimento é de R$ 11,4 milhões.
Também acompanharam a apresentação da nova unidade do SEST SENAT, o diretor financeiro do Sindicato, Amarildo Erlo Júnior, os vereadores Dé Alvim, Moises Lazarine, Professora Neusa, os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco, de Planejamento e Gestão, Luís Antônio Panone, de Segurança Pública, Samir Gardini, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti e de Comunicação, Mateus de Aquino.