- Publicidade -
CotidianoSão Carlos indica locais para a construção de seis escolas estaduais

São Carlos indica locais para a construção de seis escolas estaduais

Saiba quais são os bairros que poderão receber escolas do governo estadual; SP vai pagar obra e a Prefeitura vai executá-la

- Publicidade -

São Carlos indica locais para a construção de escolas estaduais. Foto: Divulgação/Prefeitura
São Carlos indica locais para a construção de escolas estaduais. Foto: Divulgação/Prefeitura

São Carlos indicou áreas para a construção de seis novas escolas estaduais e um centro regional de formação de professores. O investimento do governo do Estado será de aproximadamente R$ 7 milhões para a construção de cada unidade escolar.

- Publicidade -

Os locais foram indicados em encontro entre o prefeito Airton Garcia (PSL), os secretários Wanda Hoffmann (Educação) e João Batista Muller (Obras Públicas), a diretora Regional de Ensino, Débora Costa Blanco e uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação. O grupo percorreu as áreas disponíveis no município para as construções.

A diretora regional de ensino apresentou um levantamento ao Estado identificando as regiões de São Carlos que precisam de unidades escolares estaduais, ou seja, com oferta do ensino fundamental completo e ensino médio. Jardim Ipanema, Douradinho/Jardim dos Coqueiros, Jockey Clube, Parque Novo Mundo e Jardim Embaré estão entre os locais indicados pela Diretoria de Ensino.

A secretaria estadual sinalizou com os recursos, porém não tem como licitar e nem como acompanhar as obras, segundo a Prefeitura. “A Prefeitura se comprometeu e vamos oferecer as áreas e também realizar os processos licitatórios e colocar engenheiros da Prefeitura para acompanhar a execução das obras. Para nós não interessa se a escola é estadual ou municipal, o importante é que nossas crianças tenham garantia de vagas no ensino público”, disse o prefeito.

A diretora regional explicou que o Estado de São Paulo entrará com os recursos para a construção das escolas e centro de formação. À Prefeitura caberá a licitação e execução de obras. Ao fim, os equipamentos voltarão à administração do Estado.

“Agora já estamos fazendo o chamado serviço de campo, com a equipe técnica checando a metragem das áreas. O próximo passo será o encaminhamento de um ofício do prefeito para o secretário Rossieli Soares, indicando as áreas já com todos os dados para depois assinarmos os termos”, finalizou a diretora.

- Publicidade -

De acordo com o secretário de Obras Públicas, João Muller, todas as áreas estão sendo escolhidas nas regiões que o Estado identificou a necessidade de novas unidades. “A princípio serão seis escolas estaduais. Temos condições de fazer os processos licitatórios bem como de tocar as obras. Em virtude da falta de recursos por parte dos municípios para investimentos, essa é uma excelente parceria para São Carlos. Esses investimentos devem ocorrer ainda esse ano, dentro desse orçamento”.

Já a secretária de Educação, Wanda Hoffmann, disse que também está buscando recursos para construir um novo prédio para a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) “Maria Ermantina Carvalho Tarpani”, localizada no Botafogo e para o Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

“Como o Estado está implantando um sistema automatizado para que os municípios coloquem as suas demandas, portanto apesar desse investimento para a construção das escolas estaduais na cidade, também estamos indicando essas necessidades”, afirmou.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -