São Carlos iniciou o ano de 2023 com uma média de três acidentes de trânsito por dia. Ao todo, foram contabilizadas 93 ocorrências sem vítimas fatais e uma fatalidade que resultou em quatro mortes. Os dados são da plataforma Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes do Estado de São Paulo.
Entre as ocorrências que foram possíveis apurar o tipo de acidente, a maioria delas foi colisão (35), mas também foram registrados três atropelamentos e nove choques. Os dados da plataforma apontam, ainda, que 65,5% dos acidentes aconteceram em vias municipais e outros 11,8% em rodovias do entorno.
Comparando com o primeiro mês de outros anos, houve um aumento expressivo de 55% frente aos 60 acidentes sem fatalidades registrados em 2022. Na média dos últimos cinco anos, o recorde de acidente permanece em janeiro de 2021, quando foram contabilizadas 98 ocorrências.
Veja também
Homem é preso após agredir esposa e enteada gestantes em Dourado
Carro e trem se envolvem em acidente na região do CDHU, em São Carlos
Já em relação ao mês de dezembro, o quarto mês do ano passado com o maior número de acidentes, a cidade contabiliza uma queda de 17,6% nos mesmos números. No acumulado do ano passado, a média de ocorrências sem fatalidades também foi de três por dia.
Fatalidades
Em relação a acidentes fatais, apenas uma ocorrência foi registrada no mês, mas com quatro vítimas. A fatalidade envolveu um carro e um caminhão e aconteceu no dia 23 de janeiro, na Rodovia Tales de Lorena Peixoto (SP-318).
No comparativo com dezembro do ano passado, o número de vítimas fatais aumentou de três para quatro, enquanto o número de acidentes caiu de três para um.
Os números entre acidentes fatais seguem a tendência do ano anterior, quando a cidade fechou com uma queda significativa no número de mortes em acidentes de trânsito e atingiu o menor índice em sete anos.
Leia mais
Imposto de Renda: Receita Federal anuncia regras para a declaração