A concessionária responsável pelo transporte público coletivo de São Carlos iniciou, na última semana, a operação do Serviço Porta a Porta.
O benefício, previsto em lei desde 2019, é gratuito e destinado a pessoas que não possuem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos transportes convencionais ou que possuem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos de mobiliário urbano. É permitido o transporte de um acompanhante.
VEJA TAMBÉM
São Carlos conta 207 vagas de trabalho no pós-feriadão; confira a lista
SP sanciona lei que determina aumento médio de 20% nos salários de policiais
De acordo com a administração municipal, três veículos adaptados fazem o transporte para as cerca de 180 pessoas cadastradas no serviço. O atendimento é feito desde a forma regular ou esporádica ou em atendimento a situações de emergência ou eventos.
Para ter acesso ao benefício, o usuário deve residir na cidade e ser cadastrado na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, onde também é possível obter mais informações a respeito dos direitos da pessoa com deficiência.
Entre os beneficiários está a Kamile Santos, que utiliza o Porta a Porta para locomoção aos serviços de saúde e tem a mãe, Rosângela Costa Santos, como acompanhante.
“Ela precisa muito deste transporte para ir às fisioterapias quatro vezes por semana. É um serviço que nos busca na porta de casa e deixa na porta da clínica, assim como depois nos busca na porta da clínica e deixa em casa. Por conta do preço do combustível, se não fosse por este transporte, não sei se eu conseguiria leva-la todos os dias”, comenta.
Para o diretor do Departamento de Transporte, Acenir Magalhães, o serviço garante o acesso ao transporte e à qualidade de vida. “A importância é muito grande, pois há pessoas que realmente não têm como se locomover por inúmeros motivos. Com este serviço, porém, a pessoa chega onde precisa e não perde em questões como acesso à saúde, ao lazer e à qualidade de vida”, destaca.
Já o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, menciona que os três veículos destinados a esta finalidade contam com todos os recursos disponíveis nos ônibus convencionais.
“Eles também têm ar condicionado, wi-fi e carregador USB e possuem janelas por segurança devido a eventuais necessidades destes passageiros, entre outros equipamentos. Também é importante lembrar que, apesar das particularidades do serviço porta a porta, todos os 91 ônibus da frota têm acessibilidade”, finaliza o secretário.
LEIA MAIS
Dia dos Namorados: Relembre 5 casais que marcaram a história