O município de São Carlos lançou o site Ecológica, voltado à destinação correta dos resíduos sólidos. O evento de apresentação do portal foi na manhã desta terça-feira (27).
O evento inaugural, com apresentação da plataforma e demonstração dos serviços envolvidos, aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a participação de agentes de áreas como meio ambiente, saneamento, educação, saúde e tecnologia da informação.
VEJA TAMBÉM
Prefeito Airton Garcia tem evolução favorável, mas segue internado
Volkswagen volta a paralisar produção em fábricas no Brasil
Por meio da plataforma, o morador pode realizar buscas de locais públicos, privados ou do terceiro setor para a destinação de materiais. No site, todos os locais contam com endereço e a possibilidade de visualização em mapa para facilitar o acesso à localização. Além disso, o portal também dispõe de campos como informações sobre logística reversa e publicações de leis e decretos que normatizam o descarte de resíduos sólidos.
A iniciativa para criação do “Ecológica” partiu de uma conversa entre a Prefeitura de São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Ministério Público Estadual. Com o tempo, novos agentes foram incorporados à causa, contribuindo com ideias e informações capazes de aprimorar a página e proporcionar um serviço ainda mais eficiente para busca e pesquisa pela população.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, o novo portal deve orientar moradores que querem fazer o descarte correto de materiais. “Hoje, tivemos um avanço indispensável para que São Carlos recicle e melhore a gestão de seus resíduos sólidos”.
A dirigente regional de Ensino de São Carlos, Debora Costa Blanco, destacou a importância de se trabalhar de forma integrada a oferta de informações e projetos de educação ambiental.
“A educação ambiental é fundamental para que essas políticas tenham sucesso, pois a intenção é que a população, através das informações deste site, consiga aplicar e praticar a educação ambiental”, ponderou.
O promotor de Meio Ambiente, Flávio Okamoto, afirmou que a criação do site é um “desejo antigo” em um município que sofre com o descarte irregular.
“Pedimos para que a Prefeitura, em conjunto com a UFSCar, elaborasse um site para que a população pudesse fazer a busca do descarte adequado de qualquer tipo de resíduo. Com o “Ecológica”, o site já aponta o local. É mais um esforço de educação ambiental e que acreditamos ser o caminho para melhorar a sustentabilidade da nossa cidade”.