A Prefeitura de São Carlos realizará, nesta sexta-feira (07) e sábado (08), um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A ação, coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, abrangerá os bairros Vila Marina, Vila Brasília, Costa do Sol, Tijuco Preto e Estância Suíça.
Durante o mutirão, agentes de combate às endemias, com apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Mobilidade Urbana, farão vistorias em imóveis para eliminar criadouros do mosquito e recolher materiais inservíveis. Segundo Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, os bairros foram escolhidos com base no número de notificações e casos confirmados.
“Atualmente, essa região registra 126 notificações, com 49 casos confirmados e 57 aguardando resultado de exame. É fundamental conscientizar a população sobre a eliminação imediata dos criadouros, pois os ovos do mosquito podem permanecer viáveis por até 450 dias em locais secos, reiniciando o ciclo a qualquer chuva”, alertou a diretora.
Atualmente, São Carlos contabiliza 1.005 notificações de dengue, com 265 casos confirmados, todos autóctones. Além disso, há 430 exames em análise. Em relação à chikungunya, foram registradas 17 notificações, com 9 casos descartados e 8 aguardando resultado. Para Zika, houve 8 notificações, todas descartadas. Não há registros de febre amarela na cidade.
A concentração das equipes acontecerá a partir das 7h30 no Ginásio de Esportes Zuzão (Av. Araraquara, nº 422, Vila Brasília). As atividades ocorrerão das 8h às 17h na sexta-feira, nos bairros Estância Suíça e Vila Marina, e no sábado, das 8h às 13h, nas vilas Costa do Sol, Brasília e Tijuco Preto.
FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.