Após dois períodos de quedas consecutivas, São Carlos teve aceleração no crescimento vegetativo no primeiro trimestre de 2023. O dado é resultado da diferença entre nascimentos e óbitos registrados nos cartórios de registro civil do município.
Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil e foram compilados pelo acidade on São Carlos.
VEJA TAMBÉM
Semana de desenvolvimento sustentável segue em São Carlos com visitação e roda de conversa
MEC quer ouvir 100 mil alunos e professores em pesquisa sobre o novo ensino médio
Segundo os cartórios, São Carlos teve saldo, entre janeiro e março deste ano, de 251 vidas, crescimento de 46,8% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram calculadas + 171 vidas. Em 2021, o município teve saldo positivo populacional vegetativo de 202 vidas.
A soma do primeiro trimestre desde ano só é superada pela de 2020, período inicial da pandemia de Covid-19, que impulsionou os números de mortes e reduziu a taxa de natalidade. Entre janeiro e março aquele ano, São Carlos reportou 265 vidas de saldo.
NASCIMENTOS
Os 699 nascimentos do primeiro trimestre se dividiram em 229 em janeiro, 220 em fevereiro e 250 em março. Na comparação entre trimestres, a cegonha teve mais trabalho neste ano do que em 2022, quando 673 bebês vieram ao mundo.
Em março, São Carlos teve o maior número de nascimentos desde agosto do ano passado, quando foram somados 261 rebentos. Apesar da alta, o total é menor quando comparada com os dados de março do ano passado (255), de 2021 (290) e de 2020 (287).
ÓBITOS
Nos três primeiros meses deste ano, quando 448 óbitos foram registrados na cidade, São Carlos teve o menor índice para o trimestre desde 2020. Em 2022, o município contou 502 passagens, contra 586 de 2021 e 561 em 2020, sempre no trimestre inicial.
Os 174 mortos de março representaram aumento frente os 118 de fevereiro e 156 de janeiro. O mês de fevereiro foi o de menor índice de mortes no município de toda a série pesquisada, que se inicia em janeiro de 2020. Historicamente, fevereiro, consta-se, tem mortalidade menor do que outros meses, até pelo número menor de dias.
LEIA MAIS
Número de indígenas na universidade aumenta 374% em 10 anos