São Carlos (SP) teve aumento no número de assassinatos, tentativas de homicídio e furtos no mês de novembro. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (27).
No 11º mês do ano, a cidade registrou três casos de homicídio doloso – quando há intenção de matar. A somatória dos onze meses chega a 25, maior número de casos dos últimos cinco anos e um aumento de 31,5% em relação ao ano passado.
O número de tentativas de homicídio também aumentou. Em outubro não houve registros, mas em novembro foram quatro casos, um total de 22 ocorrências neste ano.
Os casos de lesão corporal dolosa não aumentaram, mas continuam bem altos e seguem o patamar do ano passado. De janeiro a novembro do ano passado foram 517 registros, contra os 529 registrados em 2021.
Em relação aos registros de estupro, tanto em outubro quanto em novembro foram seis casos para cada, sendo que neste mês foram quatro casos de estupro de vulnerável. Ao todo são 43 registros, número que já superou o total de ocorrências da mesma natureza no ano passado.
Aumento de furtos
A cidade também registrou aumento em outros indicadores de criminalidade em comparação ao mês passado. Em novembro foram 236 furtos e 46 veículos furtados. Nos onze meses foram 2.468 furtos e 282 veículos furtados, números que já superam os indicadores do ano passado.
Já o número de roubos e roubos de veículos teve uma ligeira queda nos dois meses. Em novembro foram 48 roubos e 10 veículos roubados contra 51 e 11, respectivamente.