- Publicidade -
CotidianoSão Carlos tem queda na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

São Carlos tem queda na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam que a cidade obteve redução de 0,6 no indicador de 2019 para 2021

- Publicidade -
São Carlos tem queda na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Foto: Freepik)
São Carlos tem queda na aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Foto: Freepik)

São Carlos apresentou uma queda significativa na aprendizagem escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (16), apontam que a cidade obteve redução de 0,6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 para 2021.

O indicador de aprendizagem do município entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental obteve pontuação de 7,1 no balanço do MEC de 2019, número que caiu para 6,5 em 2021. O resultado obtido pela cidade em 2021 ficou bem abaixo da projeção esperada, que era de 7 pontos.

- Publicidade -

Ao observar-se isoladamente a disciplina de matemática nos anos iniciais, tem-se que a cidade obteve uma defasagem significativa no aprendizado, já que a nota média obtida em 2019 havia sido de 255,43, pontuação que despencou para 235,07 no balanço de 2021, ou seja, uma queda de mais de 20 pontos em dois anos. 

LEIA MAIS
São Carlos tem queda de 0,1 ponto no índice Ideb de educação para o Ensino Médio

Na disciplina de língua portuguesa não foi diferente, o município também apresentou queda na aprendizagem da matéria, de forma que a pontuação caiu de 237,16 para 223,23, de 2019 para 2021, isto é, uma queda de 13,93 pontos.

De acordo com o MEC, a defasagem no ensino reflete os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a educação, a qual obrigou as escolas públicas e particulares a interromper as atividades presenciais e adotar o modelo de Educação à Distância (EaD) para combater a doença.

No entanto, o município já havia registrado quedas nos índices de aprendizagem antes mesmo da eclosão da pandemia. No balanço de 2017, a nota de matemática nos anos iniciais foi 256,32, pouco mais de 1 ponto acima da nota de 2019. Em português, a diferença foi ainda maior, já que a cidade obteve nota de 241,83 em 2017, ou seja, cerca de quatro pontos acima da pontuação observada em 2019.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Gal Gadot estará no elenco de Branca de Neve live-action

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -