A Secretaria da Saúde de São Carlos (SP) está estudando a possibilidade de abertura de unidades de saúde somente para atender casos de síndrome gripal. Nos últimos três dias, segundo a prefeitura, foram 181 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
Entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, a UPA da Vila Prado foi quem mais atendeu casos de síndrome gripal, 75 casos no total, seguido da UPA da Santa Felícia, com 68 casos, e a UPA do Cidade Aracy, com 38.
Segundo o relatório divulgado pela prefeitura, no último dia do ano foram registrados 74 atendimentos. No primeiro dia foram 36 atendimentos, enquanto no domingo o número voltou a subir, atingindo 71 registros.
No último boletim epidemiológico emitido em 30 de dezembro, a cidade contabilizava 93.800 notificações de síndrome gripal desde o início da pandemia, sendo que 1.777 pessoas se encontravam em isolamento domiciliar.
Por conta do que classificou como “surto de gripe”, a administração decidiu realizar exames de RT-PCR não somente da Covid-19, mas também de Influenza, infecção respiratória aguda que apresentava sintomas bem parecidos com os da covid.
Onde posso ir
Por conta da alta demanda, a pasta decidiu estudar a abertura de unidades de saúde para atender apenas os casos de síndrome gripal, já que segundo a prefeitura, todas as unidades estão oferecendo esse atendimento no momento.
A orientação, até agora, é que as pessoas que chegam na unidade com sintomas de gripe sejam orientadas pelas equipes de triagem e mantidas em outro ambiente, longe dos demais pacientes com outras comorbidades.
Em caso de síndrome gripal, o paciente deve procurar qualquer uma das 35 unidades de saúde da cidade. O Ginásio Milton Olaio Filho, neste momento, oferece apenas a vacinação contra Covid-19.
Sintomas e cuidados
A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. Habitualmente, em cada ano circula mais de um tipo de Influenza de forma simultânea. A Influenza apresenta sintomas bem parecidos com os da Covid 19, como febre, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios, secreção nasal excessiva e fraqueza.
No adulto, o quadro clínico em pessoas saudáveis pode variar de intensidade. Nas crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos. O tratamento da gripe é feito, principalmente, com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Por isso, diante do quadro de síndrome gripal, procurar assistência médica para avaliação clínica e tratamento adequado é fundamental, além da ingestão de líquido suficiente para evitar a desidratação, descansar e manter o isolamento para evitar contato com outras pessoas por conta da transmissão.
Os cuidados são os mesmos para qualquer tipo de infecção respiratória, assim como a da Covid-19: uso de máscaras, higienização das mãos com frequência, manter distanciamento, evitar aglomerações, não compartilhar utensílios de uso pessoal como toalhas, copos, talheres e travesseiros e adotar hábitos saudáveis, além de alimentar-se bem.