Trabalhadores técnico-administrativos da UFSCar estão em paralisação parcial hoje (22) e amanhã (23) em protesto pelo cumprimento total do acordo de greve feito junto ao governo federal, em junho de 2024.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da UFSCar, cerca de 70% dos servidores estão de braços cruzados.
Parte dos serviços estão paralisados, como a Biblioteca Comunitária, alguns laboratórios, como o de Externas do curso de Imagem e Som.
As aulas, todavia, seguem normalmente no campus São Carlos da universidade.
Descumprimento de acordo
De acordo com Vânia Gonçalves, presidente da Sintufscar, o governo federal descumpriu um acerto feito com os servidores públicos que instauraria Grupos de Trabalho (GTs) para dar encaminhamento às demandas do funcionalismo.
“Há vários pontos, como os a respeito dos cargos, como a racionalização, as 30 horas semanais e o problema dos aposentados que não foi resolvido. Essa paralisação é pelo cumprimento integral do acordo de greve que assinamos”, ponderou.
Outros pontos cobrados são a aceleração de carreira, reconhecimento de saberes e competências e hora ficta.
O outro lado
O acidade on procurou a reitoria da universidade para comentar sobre a greve. Em nota, a universidade afirmou que “reconhece e respeita o direito de paralisação de todos os seus servidores e servidoras e reconhece a importância do cumprimento dos acordos oriundos do processo de greve que se deu em 2024”.
O Ministério da Educação foi questionado sobre as negociações com os servidores. Havendo a resposta, ela será incluída neste espaço.
🔔 FIQUE ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos, canais e redes sociais, acesse abaixo:
👷🏼 acidade on Empregos no WhatsApp
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.