O Ministério da Saúde definiu, nesta quinta-feira (25), os 521 municípios que iniciarão a vacinação contra a dengue a partir de fevereiro. No estado de São Paulo, onze cidades receberão as primeiras doses dos imunizantes que serão aplicados no público-alvo de 10 a 14 anos (veja abaixo quais são).
As regiões de saúde selecionadas para receber as vacinas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.
A próxima remessa de doses com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Até dezembro devem ser entregues 5,2 milhões de doses, e para 2025, a pasta contratou 9 milhões de doses.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
O Ministério da Saúde reforça que a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito, por isso é importante receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.
Locais paulistas que receberão as doses:
No estado de São Paulo, as cidades que receberão os primeiros imunizantes estão concentradas na região do Alto do Tietê. São elas:
- Guarulhos;
- Suzano;
- Guararema;
- Itaquaquecetuba;
- Ferraz de Vasconcelos;
- Mogi das Cruzes;
- Poá;
- Arujá;
- Santa Isabel;
- Biritiba-Mirim;
- Salesópolis.