A Polícia Federal prendeu um homem brasileiro de 44 anos em São Carlos, na última terça-feira (10), durante a Operação Machete, ação que investiga atividades ligadas ao terrorismo. O suspeito é acusado de administrar uma plataforma online voltada para a radicalização, recrutamento e promoção da organização terrorista Estado Islâmico no Brasil.
O ambiente virtual gerenciado pelo investigado era utilizado para recrutar brasileiros, disseminar propaganda terrorista e compartilhar conteúdos como manuais de guerrilha, fabricação de explosivos improvisados e doutrinação extremista. Ele também incentivava o juramento de fidelidade (Bay’ah) ao Estado Islâmico, além de defender a criação de um Califado na América Latina.
Na busca realizada em sua residência, foram encontrados:
- Material comprobatório de ligações com o Estado Islâmico;
- Simulacros de armas de fogo;
- Um facão;
- Produtos químicos precursores para a fabricação de explosivos.
A operação recebeu o nome “Machete”, que significa “facão” em espanhol, em alusão a um episódio anterior envolvendo o suspeito. Em 2022, ele foi impedido de ingressar no Paraguai pela Ponte da Amizade, enquanto portava um facão com inscrições em árabe, incluindo trechos do Alcorão comumente associados a extremistas que distorcem os ensinamentos islâmicos.
A prisão resulta de monitoramento constante da Polícia Federal contra ameaças extremistas. A operação busca não apenas desarticular a atividade do suspeito, mas também entender a extensão de sua rede de contatos e prevenir potenciais atos terroristas.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e assegurar a proteção da população contra atos de radicalismo e violência. Relembre como ele foi preso.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.