
Em uma mudança brusca de tempo, São Carlos deve ter pelo menos três dias de calor intenso, com termômetros atingindo os 33ºC, e tempo bastante abafado, já que a nebulosidade deve continuar. A chuva, no entanto, já se despede da capital do clima, pelo menos temporariamente.
Segundo a Climatempo, hoje a expectativa é de um dia de sol com muitas nuvens e névoa ao amanhecer, mas uma noite com poucas nuvens. A temperatura deve ficar entre 18ºC e 31ºC, com a umidade do ar registrando 26% no fim da tarde. O vento ganha força no período da tarde, chegando a 24 km/h.
Na quarta (12) e na quinta-feira (13), os dias devem ser semelhantes, com exceção do aumento de temperatura. A previsão é de sol com algumas nuvens, sem chuva e com a umidade do ar caindo para 19%. A intensidade do vento deve continuar de baixa a moderada.
Leia mais
Mulher é baleada pelo ex-companheiro no Fagá, em São Carlos
Ibaté tem 83% dos domicílios recenseados pelo IBGE
Para sexta-feira (14), fechando os dias úteis, há possibilidade de 4 milímetros de chuva que devem vir em forma de pancadas à tarde ou à noite, mas nada que amenize as altas temperaturas previstas, entre 19ºC e 32ºC. O dia deve ser de sol e aumento de nuvens durante a manhã.
No Estado
No Estado, segundo os meteorologistas da Climatempo, o início de terça será formado por nevoeiro e névoa úmida devido à entrada de ar mais frio e do efeito pós-frontal, ou seja, depois da passagem da frente fria.
A expectativa é que o nevoeiro se dissipe nas próximas horas, dando lugar ao sol. Hoje ainda deve ser um dia de muitas nuvens e chuva concentrada em alguns pontos, pancadas típicas da estação e que podem vir com moderada a forte intensidade.
Mesmo com a previsão marcando dias sem chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas para grande parte do Estado, incluindo a região central.
Segundo o instituto, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e galhos e alagamentos. O comunicado vale até a manhã desta terça (11).
Veja também