Um temporal com ventania e chuva de granizo que atingiu a cidade de Descalvado na noite de segunda-feira (16) causou destruição em um posto de combustíveis, queda de árvores e destelhamento de algumas casas. Mesmo com o susto, ninguém ficou ferido.
O posto de combustíveis, que fica na Avenida Guerino Oswaldo, ficou completamente retorcido e teve o forro levado pelos ventos. No local havia dois carros, um Ecosport e um Fusca, que foram atingidos pela estrutura metálica e ficaram muito danificados.
“O que interessa é a vida, graças a Deus não machucou ninguém, mas o prejuízo eu ainda não tenho nem noção. Quando aconteceu eles me ligaram, eu vim aqui a noite, falaram que foi muito vento e por volta das 20h choveu pedra e levou o forro inteiro. Só de ver parece cena de filme”, relatou o gerente do posto, Maicom Fernando Junqueira.
De acordo com Valdecir Marcolino, coordenador da Defesa Civil, foram apenas cerca de 2 milímetros de chuva, mas o que provocou estragos foi a associação de ventos extremamente fortes e chuva de pedra. Os bairros mais afetados foram Santa Cruz das Almas, Vila Municipal e Perimetral.
Assista ao vídeo:
DESTELHAMENTO DE CASAS E MAIS PREJUÍZO
Nesta terça-feira (17), alguns pontos da cidade continuam sem energia e, segundo a Defesa Civil, ainda existem postes caídos e cabos no chão, provocados pela queda de árvores.
Em nota, a CPFL Paulista informou que o efetivo foi mobilizado para os trabalhos de manutenção e recomposição das estruturas afetadas e salientou que os trabalhos seguem em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Além da falta de energia, a velocidade dos ventos também foi responsável por destelhar algumas casas. Os respaldos da chuva ainda devem ser avaliados ao longo do dia, mas a Defesa Civil garantiu que não houve feridos e não há famílias desabrigadas.
A concessionária também alertou para que a população não toque em fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica e que acione imediatamente a CPFL pelo 0800-010-1010 ou WhatsApp (19) 99908-8888 e o Corpo de Bombeiros.
O QUE EXPLICA O TEMPORAL?
Segundo os meteorologistas, em dias muito úmidos e quentes, a quantidade de água que evapora na atmosfera aumenta muito. Esse é o processo chamado convecção, que provoca formação de nuvens carregadas que resultam em temporais isolados, de forma rápida e forte.
No município, na segunda-feira as estações meteorológicas registrados 34,3ºC a tarde, com umidade acima de 40% e ventos de 70 a 90 km/h. Para hoje, a previsão continua indicando um clima favorável para nuvens de chuva sobre a região, mas não há indicativo de temporal, apenas chuva moderada a forte, irregular e com risco de raios.
*Com informações da EPTV Central.