- Publicidade -
CotidianoTJ nega recurso da prefeitura e mantém hora/aula de 50 minutos para professores

TJ nega recurso da prefeitura e mantém hora/aula de 50 minutos para professores

Relator do processo entendeu que a prefeitura queria reduzir o salário dos professores em relação à carga de trabalho.

- Publicidade -

Município vai contratar professor temporário. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
Sala de aula. Foto de arquivo: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos

 

- Publicidade -

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou o recurso apresentado pela Prefeitura de São Carlos (SP) e manteve a hora/aula de 50 minutos para os professores da categoria P3 da Rede Municipal.

De acordo com a decisão, o município queria que os professores ministrassem 60 minutos de aula (hora-relógio) e argumentou que a forma de contagem de tempo e distribuição de aulas praticada estava em conformidade com a legislação.

No entanto, o desembargador Percival Nogueira, relator do processo, afirmou que a legislação local não fala em hora-relógio em nenhum momento e negou provimento ao recurso. “A interpretação dada pela prefeitura à legislação é equivocada e voltada exclusivamente para a redução dos salários dos professores em relação à carga de trabalho”, consta no texto da decisão.

SINDICATO E VEREADORA COMEMORAM

Em nota, o Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (Sindspam), responsável por ingressar com a ação para pedir a nulidade do ato administrativo de atribuição de aulas, em que a prefeitura passou a adotar a hora/relógio de 60 minutos, comemorou a decisão judicial: “O município tentava impor de todas as formas que a aula dos professores fosse de 60 minutos, porém, após uma grande mobilização dos servidores PIII, a vitória foi obtida na Justiça”.

- Publicidade -

A vereadora Raquel Auxiliadora (PT), que é professora da Rede Municipal e diretora do sindicato, também celebrou a manutenção da hora-aula de 50 minutos e criticou o governo de Airton Garcia (PSL). “Essa foi uma grande vitória da educação municipal. É um recado para o governo Airton Garcia, que quer sucatear a educação a todo custo”, disse. 

Leia mais:  

– Justiça determina que hora/aula de 50 minutos seja mantida em São Carlos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -