O projeto de extensão de arborização urbana, conduzido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com o Rotary Club de São Carlos – Pinhal, conquistou mais recursos financeiros e, com isso, realizou mais um plantio em área urbana de São Carlos.
O novo local, indicado pela Prefeitura de São Carlos, está localizado no bairro Arnon de Mello, perto do Campus II da Universidade de São Paulo (USP), onde foram plantadas 130 mudas de espécies nativas e frutíferas. Para a ação, foram doados R$ 3 mil pela empresa DNA Consult Genética e Biotecnologia, investidos na mão de obra e insumos para preparo do local e plantio, feito no dia 22 de dezembro.
“A DNA Consult decidiu apoiar o projeto porque está alinhada com o propósito da empresa que é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, este projeto tem uma importância crescente: atualmente já causa impactos positivos e à medida em que o tempo avança os impactos são ainda mais profundos em relação à sociedade, meio ambiente, qualidade de vida”, afirma o Diretor Científico da empresa, Euclides Matheucci Junior.
Além disso, a Fazenda SantAna de Monte Alegre doou 50 mudas frutíferas que compuseram o quinto plantio. As outras 80 mudas foram adquiridas pelo Rotary anteriormente e permaneceram cerca de um ano no Viveiro da UFSCar, para se desenvolverem até o tamanho apropriado para serem plantadas. Os parceiros também já realizaram, em 13 de janeiro, uma das manutenções pós-plantio na área, para combater as formigas.
Dessa forma, o projeto “Valorização de espaços verdes públicos urbanos: integração universidade e sociedade”, implantado junto ao Rotary Pinhal em 2017 e coordenado, na UFSCar, pela professora Andréa Lúcia Teixeira de Souza, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), soma um total de 630 mudas plantadas, incluindo manutenção posterior, em cinco locais de São Carlos.
“A valorização dos espaços verdes públicos com o plantio de mudas de árvores nativas tem tido um resultado muito positivo junto à população local, principalmente pela melhoria substancial da beleza paisagística gerada pelas plantas e também pela espécies frutíferas”, afirmam Andréa Souza e seus orientandos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar, Pedro Henrique de Godoy Fernandes e Gustavo Galetti, que acompanham diretamente as ações do projeto.
Para eles, o que mais chamou a atenção foi a disposição de muitos moradores em colaborar com a manutenção das mudas. “Inclusive, alguns chegaram a relatar que já haviam plantado algumas espécies no local e que o projeto só agregou melhorias. Assim, a maioria da população parece entender os benefícios para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que frequentam essas praças”, celebram.
No projeto, a UFSCar presta a assessoria técnica (seleção de espécies a serem plantadas, desenvolvimento de mudas no Viveiro da Universidade, coordenação do plantio etc.) bem como divulgação. O Rotary Pinhal é responsável por articular as parcerias, adquirir as mudas, acompanhar a manutenção da área, bem como solicitar autorização e indicação do local junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, as pessoas e empresas doadoras garantem os recursos necessários para a execução e manutenção dos plantios.
Captação de recursos
Os parceiros continuam abertos a empresas que queiram se unir para a manutenção dos últimos dois plantios. “Cada nova edição começa cerca de um ano antes do plantio, com a compra e transporte de mudas ao Viveiro da UFSCar, solicitação de autorização à Prefeitura para realizar o plantio, busca por pessoas e empresas interessadas em patrocinar o projeto e, depois, preparo da área para, finalmente, plantar. Depois, ainda é necessário manter a área por, no mínimo, dois anos”, explica Celso Rizzo, sócio do Rotary – Pinhal.
Empresas interessadas em participar como parceiras na manutenção dos últimos dois plantios podem entrar em contato com o rotariano pelo e-mail crizzoad@terra.com.br ou pelo WhatsApp (16) 99101-2384. Os nomes das empresas serão registrados nas placas a serem instaladas nos locais dos plantios. As datas das inaugurações ainda serão anunciadas.