A Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) disponibilizou um documentário em homenagem ao professor Sérgio Mascarenhas, falecido no dia 31 de maio.
A produção, que conta sobre a criação da universidade, envolve o pesquisador que foi um de seus fundadores e também responsável por trazer grandes pesquisadores para atuação na região.
“A produção é uma homenagem ao professor por toda a sua trajetória na Ciência e pelo importante e essencial papel junto à UFSCar. A ciência perdeu um cientista formidável muito à frente de seu tempo”, dizem os criadores.
O documentário da UMMA tem duração de 19min 22s e pode ser encontrado no YouTube, Instagram e Facebook da UMMA.
História
Mascarenhas fundou o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), e criou a Embrapa Instrumentação. Além disso, foi idealizador do primeiro curso de Engenharia de Materiais da América Latina e primeiro reitor da UFSCar (pro tempore).
Após ser diagnosticado com hidrocefalia em 2006, o pesquisador desenvolveu, em conjunto com médicos, um sensor que monitora a pressão intracraniana, e a partir deste estudo nasceu a Braincare, uma startup existente hoje no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Bélgica.
Por ocasião de sua morte, Mascarenhas recebeu homenagens das principais agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).