- Publicidade -
CotidianoUFSCar realiza mais uma edição da Semana dos Estudantes Indígenas

UFSCar realiza mais uma edição da Semana dos Estudantes Indígenas

Evento online, pelo segundo ano consecutivo, ocorre de quarta-feira (3) até sexta (5) e é aberto ao público

- Publicidade -

Campus da UFSCar em São Carlos 2020  Foto: Gabrielle Chagas/G1
Campus da UFSCar em São Carlos 2020 Foto: Gabrielle Chagas/G1 

- Publicidade -

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, entre quarta (3) e sexta-feira (5), a VII Semana dos Estudantes Indígenas. O evento será online pelo segundo ano consecutivo.

A programação virtual conta com a presença de importantes lideranças e pesquisadores indígenas de diversos locais do Brasil, seguindo uma proposta de “ocupação das telas” que todo o movimento indígena tem construído nos últimos anos.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas neste formulário . O cronograma completo pode ser conferido na página do CCI no Facebook , onde serão disponibilizados os links de acesso ao evento.

Semana dos Estudantes Indígenas
De acordo com o Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar, o objetivo é promover o intercâmbio cultural junto à comunidade acadêmica, entre estudantes, professores, técnico-administrativos da universidade e à sociedade em geral.

A iniciativa visa promover trocas de ideias e experiências que possam evidenciar a presença indígena dentro da Universidade, que vai muito além da obtenção do título acadêmico, mas busca difundir valores da imensa e diversificada cultura dos povos indígenas do Brasil.

- Publicidade -

Neste ano, o encontro tem como tema geral “Conhecimentos indígenas como sementes para a interculturalidade”. A programação, sempre a partir das 19 horas, conta com mesas-redondas, apresentações culturais, rituais de abertura e de canto, entre outras atividades.

O tema do primeiro dia é “Literatura e Ritualidade indígenas para descolonizar as leituras de mundo”. Os encontros do dia seguinte tratam de “Arte indígena contemporânea para descolonizar o olhar e o sentir”. No último dia, as atividades abordam “O protagonismo e a autonomia das mulheres indígenas na pesquisa científica contemporânea”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -