- Publicidade -
CotidianoUFSCar retoma projeto para estimular geração menor de resíduos

UFSCar retoma projeto para estimular geração menor de resíduos

Projeto Compartilhando menos lixo! visa estimular a comunidade para o consumo consciente e discutir sobre alternativas para melhorias do meio ambiente

- Publicidade -

UFSCar retoma projeto para estimular geração menor de resíduos. Foto: Reprodução

A Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está retomando o projeto de extensão “Compartilhando Menos Lixo!”. Com objetivo de ampliar as ações de consumo consciente para além da universidade, o projeto está desenvolvendo ações para a conscientização da importância da redução de materiais de uso único na comunidade de São Carlos.

- Publicidade -

A proposta do “Compartilhando Menos Lixo!” é atingir consumidores e comerciantes, apresentando e discutindo possíveis alternativas para a geração de menos resíduos. O projeto também quer sensibilizar o poder público local para a criação de propostas e de novas regulamentações para tratar de questões da poluição e impactos ambientais, decorrentes da geração de resíduos sólidos.

“Esse projeto nasceu durante a pandemia, após a constatação do número alarmante da produção de resíduos de plásticos únicos, principalmente hospitalares e de consumo individual”, explica Raquel Boschi, engenheira agrônoma da SGAS e coordenadora da iniciativa.

Com a realização do “Compartilhando Menos Lixo!”, a UFSCar assume seu papel de transformar a sociedade. “A Universidade tem três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nós estamos utilizando esses pilares para ampliar a consciência ambiental da população de São Carlos. Além de disponibilizar ferramentas de formação, estamos escutando a comunidade para identificar os problemas e apontar possíveis soluções”, informa Gabriela Strozzi, técnica agropecuária da SGAS.

Os interessados podem registrar suas experiências no site https://sgasproex.wixsite.com/menoslixo, participar das discussões sobre formas alternativas de embalagens, ser um agente disseminador de conhecimento, propor alternativas para a redução de resíduos, aplicar as alternativas na sua própria rotina e apresentar as dificuldades de mudanças de hábitos.

“Da mesma forma que nós aprendemos a ler e a escrever, temos que aprender a mudar os nossos padrões e incorporar outras práticas que sejam ambientalmente mais adequadas. É preciso uma mudança de comportamento”, alerta Roberta Sanches, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental da SGAS.

- Publicidade -

Na primeira fase, o “Compartilhando Menos Lixo!” contou com a adesão, por exemplo, do Conecta Hortifruti que reduziu 80% do uso de embalagens plásticas nas suas vendas.

“Nós já tínhamos a ideia de trabalhar com menos plástico, mas não sabíamos ao certo como nossos clientes reagiriam. Incentivados pelo projeto e por nossos clientes resolvemos mudar para o saco de papel e foi um sucesso”, conta o empresário Caio de Almeida Oliveira.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sgasproex@gmail.com, telefone (16) 3351-8278 e redes sociais da SGAS.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -