Começa nesta terça-feira (15) o Encontro Internacional em Democracia Ambiental. O evento, que pela primeira vez será sediado em São Carlos, reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros na UFSCar até quinta-feira (17).
A programação inclui palestras, oficinas e apresentações de trabalhos. O encontro é organizado pelo Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos em Democracia Ambiental (Ceda) da UFSCar.
O encontro terá oito grupos de trabalho e contará com participações de três grandes especialistas do direito ambiental: as portuguesas Alexandra Aragão e Dulce Lopes, professoras e doutoras pela Universidade de Coimbra, e a italiana Giulia Parola, professora visitante da UniRio, doutora em Direito pela Université Paris V René Descartes (França) e Università degli Studi di Torino (Itália).
A democracia ambiental é reconhecida pela ONU como a melhor maneira de tratar as questões ambientais em geral, por meio do acesso à informação ambiental, acesso à participação ambiental e acesso à justiça ambiental, relata Celso Maran de Oliveira, professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) e coordenador do Ceda/UFSCar.
“É muito importante discutir esses três eixos conjuntos da Democracia Ambiental, e verificar as ações que têm sido implementadas, de forma a contribuir para a busca por soluções dos problemas ambientais que enfrentamos atualmente”, avalia.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.