A UFSCar abriu chamada pública para pessoas interessadas em atuar como pacientes em simulações durante atividades dos cursos da área da saúde. As inscrições são feitas pela internet.
De acordo com o edital, a remuneração é de quase R$ 40 brutos por hora. Sobre o valor incidirá descontos previdenciários e tributação de rendas Os candidatos devem atender a pré-requisitos como determinadas faixas etárias.
As situações serão simuladas no âmbito da Unidade de Simulação de Saúde (USS), um laboratório didático de apoio educacional, que utiliza a simulação como estratégia ativa de aprendizagem para o desenvolvimento de competências, na área de atuação clínica. A unidade combina espaços/cenários que simulam as ocorrências reais da prática de cuidado à saúde (atenção básica, ambulatorial, hospitalar, centro cirúrgico e urgência e emergência) para o atendimento de pacientes padronizados e/ou a realização de procedimentos em manequins realísticos ou de habilidades, que são usados por todos os cursos da saúde da UFSCar.
A utilização de pacientes padronizados (atores que representam pacientes) permite que o aluno explore ações e saberes que abrangem o ser humano na sua dimensão psíquica, biológica e social. Os inscritos serão recrutados de acordo com as solicitações das atividades, pelo perfil de idade, sexo, etnia e especificidades físicas relacionadas aos casos clínicos propostos.
Cada pessoa receberá o roteiro relatando o perfil do paciente, suas enfermidades e sintomas, dores, lesões, suas possíveis condições físicas, além de uma sequência de perguntas relacionadas ao caso para serem feitas para os futuros profissionais de saúde. As simulações podem ser presenciais ou remotas, a participação é remunerada, mas não implica nenhum vínculo empregatício com a UFSCar.
Interessados em fazer o credenciamento devem preencher este formulário eletrônico, anexando os documentos necessários para comprovar os requisitos exigidos. O edital completo pode ser acessado neste link.