- Publicidade -
CotidianoUSP de São Carlos desenvolve ferramenta de correção automática de redações

USP de São Carlos desenvolve ferramenta de correção automática de redações

Sistema foi criado com o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio a aprimorar habilidades na elaboração de redações para o Enem; plataforma está disponível em aplicativo e site

- Publicidade -

Aplicativo Cira está disponível para sistema Android. Foto: ACidade ON

Corrigir redações de forma automática a fim de aprimorar as habilidades dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal objetivo da ‘Cira’,  uma ferramenta criada por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos (SP). 

- Publicidade -

A solução possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância nas redações. Para criar a ferramenta, que recebeu o nome de Corretor Inteligente de Redações Automático (CIRA), o estudante Gabriel Nogueira, que cursa Ciências de Computação no ICMC, empregou técnicas da área de inteligência artificial. 

“A ferramenta foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus, que foram corrigidas e pontuadas por professores seguindo os moldes da avaliação do Enem. A partir dos critérios utilizados por esses professores, o sistema inteligente aprendeu quais aspectos precisam ser levados em conta em uma correção e como estabelecer uma nota”, relata Gabriel.  

Veja mais: 

Trabalho de ONG leva conhecimentos de saneamento rural para agropecuaristas 

Projeto de robótica do ICMC da USP seleciona bolsistas

- Publicidade -

A Cira é resultado de um projeto de iniciação científica, em que Gabriel é orientado pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr, do IFSC, com bolsa da FAPESP. É composta por dois elementos essenciais: um sistema inteligente que estabelece uma pontuação para a redação, e outro que apresenta sugestões de como o usuário pode melhorar seu texto.

“A redação é um dos itens mais relevantes da avaliação do Enem e de vestibulares, e os alunos podem ser treinados para escrever melhor. Além disso, a habilidade de escrita é uma das mais relevantes para qualquer curso universitário e profissão”, explica o professor Osvaldo. 

Ele também ressalta que a ferramenta poderá ser útil para professores que precisam corrigir muitas redações, pois a pontuação fornecida poderá servir de baliza nessa árdua tarefa.  

Redação pode ser corrigida pelo próprio aplicativo, que ainda indica melhoras a serem feitas (Foto: Divulgação)

Como funciona
Para ter sua redação corrigida, basta o usuário fazer o download do aplicativo na Google Play Store ou acessar o site da CIRA. Depois, é só o usuário digitalizar a redação e submetê-la à ferramenta. 

“No futuro, pretendemos ter um sistema de leitura óptica de caracteres, de forma que o usuário poderá digitalizar sua redação de forma automática, bastando apontar a câmera do celular para o texto escrito no papel”, revela Gabriel. 

Após fazer a submissão, o sistema apresenta ao usuário uma tela de resultados, em que constam a nota atribuída à redação e estatísticas sobre o texto (número de palavras, por exemplo). Caso erros sejam encontrados, eles são marcados em vermelho. Ao clicar em cima deles, abre-se uma janela contendo informações sobre o erro e sugestões de como remediá-lo. 

Ele conta que a ideia de criar o aplicativo surgiu quando estava prestes a terminar o projeto de iniciação científica, que propunha a implementação de um software que funcionada apenas em computadores de mesa. 

“Apesar de, posteriormente, termos descartado essa versão inicial do aplicativo e feito um novo aplicativo e um novo sistema do zero, durante esse projeto final coloquei em prática boa parte das ideias que, mais tarde, viriam a compor a Cira”, conta o estudante. 

Pronto para uso, o aplicativo e o site continuam sendo aperfeiçoados por Gabriel, que pretende fazer a Cira fornecer uma pontuação cada vez mais precisa e melhores sugestões aos usuários.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -