A Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), está com inscrições abertas até domingo (24) para um curso online e gratuito de programação voltado às pessoas que se identificam com gênero feminino ou não-binário e que estão cursando – ou já concluíram – o ensino médio.
As inscrições devem ser feitas pelo site: https://meninasprogramadoras.icmc.usp.br. Após preencher o formulário e enviar a documentação necessária, a candidata passará por um processo de seleção.
As aulas estão previstas para começarem no dia 30 de março, sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, terminando em 27 de abril. O curso será feito via Google Classroom e pelo Google Meet. Para participar, basta ter um computador com acesso à internet. Para receber o certificado de conclusão do curso, é preciso ter, pelo menos, 75% de presença nas atividades propostas pelo curso.
Segundo a professora Maria da Graça Campos Pimentel, a ideia do curso “Meninas Programadoras: introdução à programação com Python para alunas do ensino médio ou concluintes” é desmistificar o que as dificuldades relacionadas ao conteúdo de programação, além de ampliar a participação das mulheres nesta área.
“A grande maioria dos profissionais e alunos não se identificam com o gênero feminino ou não-binário e, com isso, existe muita oportunidade e demanda. É importante que a gente equilibre isso, ou tente equilibrar isso. Se a gente equilibrar, a gente vai conseguir melhores soluções, soluções mais criativas, mais inovação, isso está provado. Então, vamos trazer as meninas para a área, esse é o objetivo”, disse a docente, em entrevista à EPTV.