Aguarde...

Vacinas

Oito grávidas de São Carlos receberam a vacina de Oxford

Gestantes serão acompanhadas por autoridades sanitárias da cidade; imunização de grávidas e puérperas com comorbidade com a vacina da AstraZeneca foi suspensa pela Anvisa

| ACidadeON/São Carlos

Grávidas entrarão para o grupo prioritário. (Foto: Reprodução/TV Brasil)
São Carlos (SP) aplicou em oito grávidas a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, informou a Prefeitura na manhã desta terça-feira (11). Todas serão acompanhadas para monitoramento de efeito adverso. Outras oito puérperas também receberam o imunizante.

Nesta manhã, foi anunciada a suspensão da vacinação em grávidas e puérperas em São Carlos, após determinação do governo do Estado e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar de o Estado ter estabelecido o início da vacinação do novo grupo prioritário para hoje, São Carlos começou o processo na segunda-feira (10).

Autoridades sanitárias do país todo demonstraram preocupação com casos de mortes de grávidas que receberam o imunizante da Universidade de Oxford. Um caso foi reportado no Rio de Janeiro e outro na Bahia.

Segundo a Prefeitura, a suspensão está mantida até nova orientação da Anvisa.

Morte de grávidas
Em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, o Ministério da Saúde informou ter sido notificado pelas secretarias de Saúde Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e que irá investigar o caso de morte de gestante após receber a vacina de Oxford/Fiocruz. Na Bahia também foi reportado óbito de gestante após ser imunizada com a vacina da Fiocruz.

"Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela Covid-19.Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades", afirmou em nota.

Na noite de segunda-feira (10), a Anvisa emitiu nota técnica em que recomenda a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON