cotidiano

Covid-19: São Carlos tem mais de 12 mil faltosos de segunda dose

Prefeitura vai priorizar atendimento da população que ainda não completou o ciclo vacinal; nesta quinta-feira (23) tem vacinação noturna sem agendamento

| ACidadeON/São Carlos -

Vacinação no Dia D da 2ª dose em Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

Em um cenário de avanço estadual da vacinação, São Carlos (SP) contabiliza 12.060 faltosos de segunda dose da vacina contra o coronavírus, sendo que a maioria deles engloba a faixa etária dos 20 aos 29 anos.

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, 3.630 deixaram de receber a segunda dose de Astrazeneca, 6.451 de Coronavac e 1.979 da Pfizer. E diferentemente de outras cidades da região, a cidade não registrou falta de doses desses imunizantes.

Entre as faixas etárias, segundo dados da pasta, 3.780 faltosos têm entre 20 e 29 anos, 2.999 pessoas têm entre 30 e 39 anos e 2.169 têm entre 50 e 59. Até o momento, a cidade soma 139.554 segundas doses aplicadas, segundo o Vacinômetro estadual.

Vacinação
Por conta disso, a prefeitura decidiu que vai priorizar, até sábado (25), a imunização dos faltosos. Nesta quinta-feira (23), o posto volante da Paróquia São Nicolau de Flüe vai funcionar sem agendamento e em horário estendido, das 9h às 20h.

No local, estão sendo aplicadas a primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais, a segunda dose das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer e a dose adicional para idosos de 80 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há 6 meses e imunossuprimos com 28 dias de intervalo da segunda dose.

Na Fundação Pró-Memória também haverá atendimento sem agendamento para o munícipe que não conseguiu agendar sua vacinação. O horário é das 9h às 15h.

Já para agendamento feito no site do Comitê de Combate ao Coronavírus, estão disponíveis 30 unidades fixas e dois postos em sistema drive-thru, na Fesc e no Shopping Iguatemi. A maioria segue atendendo das 8h às 15h30, mas a relação de datas e horários também pode ser conferida no site

Antecipação
A partir de segunda-feira (27), o município passa a antecipar a segunda dose da vacina Pfizer, de 12 para 8 semanas, seguindo estratégia determinada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Quem já recebeu a primeira dose e precisa tomar a segunda até 23 de outubro, pode concluir o esquema vacinal a partir da próxima semana. O agendamento deve ser feito no site do Comitê a partir de sexta-feira (24). 

Mais notícias


Publicidade