cotidiano

Ibaté inicia aplicação da 4ª dose a partir de segunda

A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Cruzado e Jardim Icaraí; confira

| ACidadeON/São Carlos -

Vacinação contra Covid-19. Foto: Divulgação/Prefeitura
 

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), a Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir de segunda-feira, 21, inicia a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 no grupo de pessoas com ou mais de 80 anos de idade. A vacinação será realizada com os imunizantes disponíveis.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde, lembra que é obrigatório que essas pessoas já tenham recebido a terceira dose há pelo
menos quatro meses. "A quarta dose é exclusiva para pessoas a partir de 80 anos, que já tomaram a terceira dose", explicou.

Para receber a dose de reforço não há necessidade de agendamento, basta levar a carteira de vacinação, CPF e documento com foto. A imunização
acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Cruzado e Jardim Icaraí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Elaine lembra que Ibaté ainda possui faltosos de 2ª e 3ª doses. Dados divulgados pelo site Vacivida nesta sexta-feira, 18, mostram que 1.810
faltosos são de 2ª dose, e 8.596 são da dose extra [3ª dose]. "Essas pessoas não retornaram às Unidades Básicas de Saúde (UBS's) para receber o reforço da vacina contra a Covid-19", comenta.

A maioria dos faltosos que não se imunizaram com a 2ª dose [1.017 pessoas], pertencem ao grupo de 18 e 19 anos. O índice de faltosos da 3ª dose é maior no grupo de pessoas de 20 a 29 anos [2.567], e 30 a 39 anos [2.193], que estão com sua terceira dose atrasada e já deveriam estar imunizados.

"O próprio Ministério da Saúde orienta a população a tomar as doses de reforço da vacina contra a Covid-19, mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios", afirma Elaine.

Considerando o contexto atual, a liberação do uso das máscaras em ambientes abertos e fechados, a secretária faz um apelo para que esses faltosos compareçam em algum dos postos de vacinação e completem o esquema vacinal. "O vírus ainda existe. É extremamente importante que as pessoas sejam conscientes e recebam a vacina. As UBSs estão abertas e nossos profissionais, que tem se dedicado e trabalhado com muito amor e afinco para concretizar a imunização da nossa população contra a Covid-19, preparados para recepcionar a todos", finalizou.

Publicidade