cotidiano

Covid-19: São Carlos inicia 4ª dose para idosos acima de 70 anos

Na próxima semana, o calendário inclui pessoas acima de 60 anos; público pode ainda tomar o imunizante contra a gripe

| ACidadeON/São Carlos -

- Foto: Myke Sena/MS

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quinta-feira (7) a aplicação da quarta dose (segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos. O público também pode se imunizar contra a gripe, aderindo à campanha nacional.

Durante a semana, a vacinação para adultos está sendo realizada na Fundação Pró-Memória, USF do Aracy Equipe I, USF CDHU, USF Jardim São Carlos, USF do Munique/Astolpho e USF do Jockey/Guanabara, das 8h às 16h. Nessas mesmas unidades também são aplicadas a vacina contra a Influenza para idosos acima de 60 anos.

As pessoas que já tem direito e ainda não receberam a 2ª dose ou a 3ª dose da Covid-19 também devem procurar esses locais para colocar em dia a vacinação. Adolescentes de 12 a 17 anos somente podem receber a terceira dose (dose adicional) em caso de imunossupressão, mesmo assim com intervalo de oito semanas entre as doses.

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19 permanece sendo realizada na USF do Antenor Garcia, UBS da Redenção, UBS da Vila Isabel, UBS da Vila São José e USF Angelina/Arnon. O horário de vacinação é das 8h às 16h em qualquer uma das unidades.

Próximos passos
Na próxima segunda-feira (11) começa a vacinação da segunda dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, seguindo a maioria das cidades da região que também ampliaram o acesso aos imunizantes de reforço. 

Neste ano, a campanha da vacinação contra a gripe está sendo feita simultaneamente, ou seja, as doses das duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia. Além dos idosos, o imunizante também está sendo aplicado em trabalhadores da saúde. 

Confira abaixo o calendário para vacinação contra a Influenza:
- 27 de março: Idosos acima dos 80 anos;
- 4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
- 2 de maio: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
- 9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
- 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Publicidade